Folha de S. Paulo


Anvisa aprova novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (15) o registro de um novo teste sorológico para diagnóstico do vírus da zika.

Esse é o quarto teste relacionado ao zika aprovado pela agência em um intervalo de duas semanas. Também é o terceiro que promete detectar anticorpos do vírus, com possível diagnóstico meses após a infecção.

Segundo a Anvisa, o produto, fabricado pela empresa canadense Biocan Diagnostics, permite obter resultados em até 15 a 20 minutos. O resultado ocorre a partir da detecção de anticorpos do vírus da zika em amostras de sangue.

O teste utiliza como suporte uma membrana de nitrocelulose em que os anticorpos são capturados.

Com o registro, o produto passa a ter autorização para ser comercializado para laboratórios públicos e privados.

Em nota, a empresa diz esperar que a aprovação do exame "possa ajudar a situação atual no Brasil, pois agora pacientes podem ser diagnosticados rapidamente em minutos, sob um custo muito razoável". A fabricante, porém, não cita valores.

Vírus da zika

OUTROS TESTES

Os outros dois testes sorológicos já aprovados pela Anvisa foram feitos pela empresa alemã Euroimmun e prometem diagnosticar simultaneamente dengue, zika e chikungunya.

Pesquisadores, porém, têm questionado a possibilidade de um resultado falso positivo para pessoas que já tiveram dengue.

O diretor da empresa no Brasil, Gustavo Janaudis, no entanto, diz que a diferença no diagnóstico pode ser feita por meio da análise da concentração de cada tipo de vírus. Ele estima que o teste esteja disponível no mercado em até 30 dias.

Além dos testes que detectam anticorpos do vírus zika, a agência também aprovou neste mês o registro de um produto para diagnóstico in vitro de infecção por zika, no método PCR (que detecta o genoma do vírus). O pedido foi feito pela empresa Quibasa Química Básica.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: