Folha de S. Paulo


Chuva derruba árvores em rua símbolo de Porto Alegre

Edu Andrade/Folhapress
O forte temporal que caiu em Porto Alegre na noite de sexta-feira (29/01) fez que várias árvores caíssem na rua Gonçalo de Carvalho
A forte chuva em Porto Alegre, na sexta (29/01), fez várias árvores caírem na rua Gonçalo de Carvalho

O temporal que provocou prejuízos em série e um apagão em Porto Alegre na noite de sexta-feira (29) afetou uma das principais marcas da cidade: a intensa arborização em bairros tradicionais.

A prefeitura fala, sem detalhar, que "milhares de árvores" foram ao chão —como na rua Gonçalo de Carvalho, declarada patrimônio natural da cidade.

Com uma fileira de enormes tipuanas que forma um corredor verde quando vista do alto, a rua ficou conhecida como a "mais bonita do mundo" desde que fotos viralizaram na internet.

Quase quatro dias após a tormenta, a via está repleta de restos de árvores caídas.

Com a queda de grandes galhos, o tapete verde, que lhe deu fama, apresenta alguns buracos.

Uma das tipuanas, que tem 20 metros de altura, foi arrancada pela raiz e caiu sobre um estacionamento. Pedaços das árvores atingiram carros estacionados, prédios e postes.

"Descaracterizou. Antes não dava para ver o céu [por causa das copas das árvores], agora será difícil fechar novamente", diz o morador Paolo Melloni, 83.

Por toda a cidade, milhares de árvores foram derrubadas pelos ventos de até 120 km/h, desfigurando a paisagem de parte da capital gaúcha e suas ruas e parques.

A professora Maria So diz que o condomínio onde mora precisou arcar com a retirada de troncos que caíram sobre a cobertura. "Acabou a luz e a gente só ouvia no escuro o 'crack' dos galhos quebrando, sem saber onde era. Só quando amanheceu tivemos noção do estrago."

O município é uma das metrópoles mais arborizadas do país, com um conjunto de "túneis verdes" em bairros da região central e ao longo da orla do lago Guaíba.

Na primavera, a floração de ipês e jacarandás se torna atração turística.

A prefeitura decretou situação de emergência nesta segunda (1º).

Jefferson Bernardes - 8.set.2011/Folhapress
Rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre (RS), que ficou famosa na internet como
Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, que ficou famosa na web como 'a rua mais bonita do mundo'

REMOÇÃO

A dificuldade de remover os pesados troncos das ruas atrasa os trabalhos de remoção dos destroços. Nesta segunda, 32 ruas ainda estavam bloqueadas pelas árvores.
Centenas de pontos de calçadas estão intransitáveis por causa da vegetação caída.

Desde a manhã de sábado, equipes da prefeitura, dos Bombeiros, do Exército e até detentos do regime semiaberto estão nas ruas para desobstruir as vias.

A estimativa é que os trabalhos durem duas semanas.

O município orientou os moradores a não tentarem retirar os galhos por conta própria porque há risco de que fios de luz escondidos provoquem choques.

No bairro Menino Deus, a remoção está sendo feita com retroescavadeiras. A prioridade, diz a prefeitura, é liberar as ruas e providenciar a retirada de fiação caída.

O trabalho nos parques, como Redenção e Marinha, onde muitas áreas de lazer também estão bloqueadas, mal começou. A prefeitura pede que os moradores evitem os locais por enquanto.

O município diz que recebeu gratuitamente mais motosserras de uma empresa para agilizar o trabalho. O último balanço aponta 1.200 toneladas de resíduos retiradas das vias.

Na tarde desta segunda, 6.000 imóveis na cidade permaneciam sem luz.

O abastecimento de água, interrompido com a falta de energia, ainda não foi normalizado em muitos bairros. Durante o temporal, cerca de cem pessoas se feriram sem gravidade com estilhaços.


Endereço da página:

Links no texto: