Folha de S. Paulo


Prefeitura começa reforma de calçadas na região central de São Paulo

Na tentativa de alavancar uma de suas metas mais atrasadas, a de melhoria dos passeios públicos da cidade, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) começou a reformar um trecho de calçadas degradadas e irregulares na região central.

Do compromisso de aperfeiçoar 850 mil metros quadrados de passeios públicos até o final do mandato, apenas 36,1% foram atingidos.

A prefeitura renovou e aumentou a promessa no final de 2015, afirmando que irá fazer 1 milhão de m² de novas calçadas até o final deste ano.

A reforma começa na avenida São João com a rua Helvétia, passando pela praça Marechal Deodoro, até a avenida General Olímpio da Silveira, na altura da avenida Pacaembu, extensão de cerca de 2 quilômetros, totalmente sob o Minhocão.

Na região há diversas lojas de móveis usados, pequenos comércios e grande movimentação de pedestres. O investimento público será de cerca de R$ 590 mil.

A prefeitura não informou se pretende cobrar parte do valor da reforma dos estabelecimentos beneficiados, conforme é previsto em lei.

Além da melhoria do piso, feito em concreto moldado, as calçadas estão recebendo faixas de orientação para pessoas cegas e rampas.

"Estava muito ruim aqui, cheio de buraco, um perigo. É bom reformar, mas ainda é pouco", diz o aposentado Frederico Meyer, 63.

Com as obras, os passeios estão mais estreitos e intransitáveis em alguns pontos.


Endereço da página: