Folha de S. Paulo


Paulista e mais 24 vias ficam abertas a pedestres no aniversário de São Paulo

A avenida Paulista, na região central da cidade, e outras 24 vias vão ficar abertas para pedestres e ciclistas nesta segunda-feira (25), quando se comemora os 462 anos de São Paulo.

Os paulistanos poderão aproveitar a Paulista das 10h às 18h, que terá várias atividades e o funcionamento da ciclovia de lazer. As demais vias terão atividades de esporte, cultura e lazer das 10h às 16h.

Quatro novas vias se somam as 21 já existentes do Programa Rua Aberta, são elas: rua Salvador Gianetti (Guaianases), avenida Luiz Dumont Villares (Santana), avenida José da Natividade Saldanha (Freguesia do Ó), e avenida dos Metalúrgicos (Cidade Tiradentes).

Programa Rua Aberta em São Paulo

De acordo com a prefeitura, cerca de 30 atividades infantis foram programadas para esses locais para esta segunda. Algumas delas são as brincadeiras do grupo A Rua é de Brincar, das 10h às 16h, na Freguesia do Ó e em Cidade Tiradentes.

Entre os eventos programados para o aniversário de São Paulo haverá a apresentação de 20 atrações musicais, como os cantores Pedro Carvalho e Pedro Pastoriz, e de bandas, como a Pequena Orquestra Interativa e o Picadinho da Velha.

Na apresentação Compasso Livre, o grupo Obra Aberta vai a espaços públicos e convida o público a compor, com gestos ou cartazes, uma música que é tocada instantaneamente pelos artistas. A intervenção acontece a partir das 12h no Jaçanã, na zona norte da cidade.

O Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebe os shows do grupo Demônios da Garoa e de Gilberto Gil, a partir das 16h. O tradicional grupo de samba lembrará sucessos de Adoniran Barbosa e cantará músicas recentes que fazem parte do repertório da banda. Já Gilberto Gil relembra os hits de sua carreira.

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais a cidade, uma opção é realizar o passeio de trólebus, que acontece das 9h às 16h, com a participação do grupo Trovadores Urbanos. Ao som de chorinhos, o público sairá do Páteo do Colégio e passeará pelo centro, em locais como o viaduto do Chá, a praça Ramos de Azevedo, a praça da República, o largo São Francisco e a praça da Sé.

Haverá também atividades no Centro Cultural da Juventude, na Galeria Olido, no Teatro Cacilda Becker, além de palcos de rua em Ermelino Matarazzo, Vila Guilherme, Glicério, Parelheiros e outros. A programação completa está no site da Prefeitura de São Paulo.

Já no ritmo de Carnaval, o bloco de rua Agora Vai anima o público em Guaianases a partir do meio-dia. O grupo, formado por atores, músicos, bonequeiros e compositores, vai se apresentar durante uma hora. O bairro do M'Boi Mirim também terá programação carnavalesca, às 15h, com a orquestra de sopros e percussão Fervo da Vila, que leva a música e dança pernambucanas aos paulistanos.

Com uma mistura de blues, folk e música regional brasileira, a Emblues Beer Band comemora o aniversário da cidade nas subprefeituras de Campo Limpo, às 11h, e da Freguesia do Ó, às 15h.


Endereço da página: