Folha de S. Paulo


ANA recusa proposta da Sabesp de mudança na operação do Cantareira

A ANA (Agência Nacional de Águas) recusou nesta sexta-feira (15) um pedido da Sabesp de mudança no ponto de controle de retirada de água do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo.

A companhia paulista também queria aumentar a vazão limite estabelecida para janeiro, de 13,5 m³ por segundo, para 19,5 m³. Um metro cúbico equivale a mil litros.

O ofício foi encaminhado à agência federal na segunda-feira (11) pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do governo do Estado, que concordou com o pedido da Sabesp.

A ANA autorizou a mudança no volume de captação, mas negou a mudança do ponto de controle. A Sabesp queria ele se deslocasse da estação elevatória Santa Inês para o túnel 5, que liga os reservatórios Atibainha (Nazaré Paulista) e o Paiva Castro (Mairiporã).

Contudo, segundo a ANA, caso a mudança de local ocorresse, a captação total acabaria sendo de 24 m³ por segundo, pois além dos 19 m³ do Atibainha, a companhia captaria 4,5 m³ a mais, provenientes do Paiva Castro –ou seja, 78% a mais que o volume autorizado para janeiro (13,5 m³), e 60% acima do limite praticado em dezembro.

O limite para dezembro foi aumentado excepcionalmente para 15 m³ por causa das festas de fim de ano.


Endereço da página: