Folha de S. Paulo


Ministro da Saúde diz 'torcer' para que mulheres peguem zika para ficarem imunes

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, cometeu uma gafe nesta quarta-feira (13) ao dizer que iria "torcer" para que essas mulheres pegassem zika –o que faria com que a vacina não fosse necessária.

"Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Vamos dar para as pessoas em período fértil. E vamos torcer para que antes de entrar no período fértil que elas peguem a zika, para ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina", disse.

Castro afirmou "ter esperança" de cumprir a meta de que agentes de endemias e do Exército visitem 100% dos imóveis do país até o fim de janeiro. O objetivo é realizar inspeções e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

"Hoje, mais de dois terços dos criadouros estão dentro das residências. Precisamos mobilizar a sociedade porque, sem ela, não vamos ter êxito", disse.

Outra ação prevista, segundo Castro, é a instalação de telas em caixas de água e canos de alguns Estados do Nordeste, como o Ceará. "O armazenamento dessas águas estava sendo um excelente criadouro do mosquito", criticou.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: