Folha de S. Paulo


Terminais de ônibus são liberados após protestos em SP

Dois protestos bloquearam na manhã desta segunda-feira (11) terminais de ônibus e avenidas em São Paulo.

Os manifestantes bloquearam a saída do terminal de ônibus de Pinheiros durante cerca de 40 minutos. Após o bloqueio, os cerca de 40 manifestantes, segundo a Polícia Militar, caminharam até o cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. A via já foi liberada.

Já no terminal Bandeira, o bloqueio dos manifestantes impediu a entrada dos ônibus. Uma longa fila de coletivos travou o trânsito nas avenidas próximas ao terminal, incluindo a avenida Nove de Julho. Às 8h20, o terminal foi liberado pelos manifestantes.

Zanone Fraissat/Folhapress
Manifestantes bloqueiam acesso de ônibus ao terminal Bandeira, no centro de SP
Manifestantes bloqueiam acesso de ônibus ao terminal Bandeira, no centro de SP

Além da chuva, o protesto ajudou a dificultar o trânsito dos motoristas paulistanos nessa manhã.

Waze

Os protestos são contra o reajuste da tarifa de ônibus, metrô e trens em São Paulo. O reajuste das tarifas foi anunciado pelas gestões Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) para vigorar a partir deste sábado (9) - a passagem sobe 8,6%, de R$ 3,50 para R$ 3,80, abaixo da inflação oficial (10,7%).

Na última sexta-feira (8), a primeira manifestação expressiva contra a elevação da tarifa acabou em confronto com a PM e atos de vandalismo no centro nesta sexta-feira (8). No Rio, também houve confrontos com bombas e vandalismo.

Dezessete pessoas foram detidas em São Paulo, segundo a polícia, que estimou 3.000 manifestantes no protesto.


Endereço da página:

Links no texto: