Folha de S. Paulo


Polícia libera os 17 detidos em protesto contra tarifa em SP

Jorge Araújo/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil - 08.01.2016 - Protesto MPL no Teatro Municipal Foto: Jorge Araujo / Folhapress
Confronto entre manifestantes e a PM durante protesto contra aumento da tarifa na sexta (8)

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou no começo da noite deste sábado (9) que todos os detidos durante o protesto contra o aumento da tarifa, na noite desta sexta (8), foram liberados.

De acordo com a secretaria, 15 dos 17 detidos assinaram termos circunstanciados –registros de ocorrências leves– e foram liberados. Um outro foi liberado após pagar fiança e o último, Matheus Machado Xavier, foi liberado após a Justiça expedir na tarde deste sábado um alvará de soltura.

Xavier havia sido preso em flagrante por supostamente portar materiais explosivos. Em sua decisão, a juíza Tonia Yuka Kôroku afirmou que não havia provas de que Xavier havia sido, de fato, flagrado atirando coquetéis molotov.

A PM apresentou um vídeo como prova de que o rapaz teria atirado explosivos durante o protesto. Segundo a magistrada, "as imagens não são conclusivas e há dúvidas quanto a se o indiciado portava realmente os explosivos". A investigação deve prosseguir na Polícia Civil.

Os detidos haviam sido levados pela Polícia Militar após confronto com manifestantes, que começou quando o grupo passava pela avenida Nove de Julho. De acordo com policiais do 2º DP (Bom Retiro), os últimos a serem liberados haviam se infiltrado no protesto para praticar furtos e teriam danificado uma viatura.

VÍDEO

Um vídeo na página da rede Jornalistas Livres mostra policiais militares colocando objetos, que aparentam ser explosivos, na mochila de um manifestante. Inicialmente, um policial é filmado pegando os supostos explosivos do chão, perto de um poste. Depois, ele coloca os objetos perto da mochila do rapaz, no chão.

O PM então retira todos os objetos da mochila e coloca sobre os artefatos. Momentos depois, coloca tudo que está no chão, misturado, dentro da bolsa. Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Segurança Pública afirmou que "não há indícios de má conduta por parte dos policiais".

Em nota, a pasta afirmou que as ações são todas filmadas pela própria PM e que a corporação possui "imagens que mostram o suspeito detido atirando um artefato explosivo contra as viaturas e agentes de segurança que estavam no local".

A Polícia Civil afirma aguardar imagens sem edição. A repórter que divulgou o material se prontificou a fornecer para a investigação e perícia.


Endereço da página:

Links no texto: