Folha de S. Paulo


Chuva causa transbordamentos, alagamentos e deixa SP em atenção

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira (1º) causaram o transbordamento dos córregos Aricanduva (zona leste), Ribeirão Vermelho e Perus, ambos na zona norte. Às 21h, também havia o registro de oito vias com alagamentos intransitáveis (veja lista abaixo).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa sumiu por volta das 20h após cair no córrego do Lajeado, no extremo leste da capital. As buscas, na região da avenida Marechal Tito e rua Cordão de São Francisco, continuavam até as 21h20.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou estado de atenção em toda a cidade para o risco de alagamentos. Os bairros de São Mateus (zona leste), onde o córrego Aricanduva transbordou, Pirituba (zona norte) e Perus, onde ocorreu o transbordamento dos outros dois córregos, e Itaim Paulista, na zona leste, entraram em estado de alerta. Pirituba saiu do estado de alerta por volta das 19h45 e Itaim Paulista às 21h.

Às 21h, o CGE tirou a maior parte da cidade do estado de atenção. Apenas os bairros de Perus e São Mateus permanecem em estado de alerta na noite desta sexta-feira.

Reprodução/GloboNews
Ruas ficam alagadas após chuva atingir o Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo
Ruas ficam alagadas após chuva atingir o Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo

Imagens exibidas pela "GloboNews" mostraram ruas do bairro de Jardim Iguatemi, na zona leste, completamente tomadas pelas águas. Moradores depredaram um ônibus na região e só se afastaram após a Polícia Militar usar bombas de gás para dispersá-los. A suspeita é que eles tenham destruído o veículo em protesto contra a enchente.

Também foram veiculadas imagens de vias alagadas no Jardim Rochdale, em Osasco (Grande São Paulo).

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa caiu no córrego do Lajeado, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, por volta das 20h10 e sumiu nas águas. Duas viaturas foram para o local, mas às 20h50 a vítima ainda não havia sido encontrada.

Os bombeiros também informaram ter atendido outras seis ocorrências, em Arujá (Grande SP), Santana (zona norte), Vila Guilherme (zona norte), Guarulhos e Osasco, nos bairros Rochdale e Baronesa, todas sem vítimas.

As fortes chuvas também causavam transtornos nas estradas. Às 21h50, as rodovias Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega, Fernão Dias, Manoel Hyppólito Rego (Rio-Santos), Mogi-Bertioga e Tamoios tinham pontos de lentidão. Acompanhe em tempo real a situação das estradas

VEJA ONDE ESTÃO OS PONTOS DE ALAGAMENTO

  • Praça Inácio Dias, na altura do número 154 (zona norte) - sentido único
  • Avenida Mofarrej, na altura da avenida Dr. Gastão Vidigal (zona oeste) - ambos os sentidos

Endereço da página:

Links no texto: