Folha de S. Paulo


Chuvas fortes elevam o nível dos reservatórios em São Paulo

As chuvas fortes que atingiram a capital paulista nos últimos dias ajudaram a aumentar o nível dos reservatórios na Grande São Paulo.

De sábado (26) para domingo (27), a capacidade do sistema Cantareira subiu 0,3% –de 21,6% para 21,9%. Há uma semana, o reservatório estava com 20,3% da sua capacidade, segundo a Sabesp.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) só ontem choveu mais de 70 mm em algumas regiões da cidade, como Lapa e Butantã, ambos na zona oeste.

O mês de dezembro acumulou 229 mm de chuvas no Cantareira, acima da média histórica de 219,4 mm esperada para o mês. Só na sexta-feira (25), caíram 94,8 mm de chuva na capital –o maior volume registrado desde dezembro de 2012, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

VOLUME MORTO

Apesar da alta, o sistema ainda opera no volume morto, reserva de água que passou a ser usada em julho do ano passado, quando a crise do reservatório se agravou.

Hoje, o sistema Cantareira abastece mais de 5,3 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista. Antes da crise hídrica eram 9 milhões de atendidos.

Se as chuvas continuarem, porém, a reserva do Cantareira deve deixar de ser utilizada em breve, quando o manancial atingir 22,65% da capacidade.

OUTROS RESERVATÓRIOS

Neste domingo, o Alto Tietê com 22,9% da capacidade –atingiu 0,2% a mais do que ontem. A represa de Guarapiranga, que no sábado estava com 88,9%, hoje está com 90,4%. Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também aumentaram a capacidade.

Infográfico: Reservatórios da Grande SP


Endereço da página:

Links no texto: