Folha de S. Paulo


Policiais de UPP são presos sob suspeita de torturar quatro jovens

Oito policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) dos morros Coroa, Fallet e Fogueteiro, no centro do Rio, foram presos administrativamente sob suspeita de torturar quatro jovens na madrugada desta sexta-feira (25).

As vítimas, com idades entre 13 e 23 anos, voltavam numa moto de uma festa em Santa Teresa (centro do Rio), quando foram parados numa blitz formada pelos PMs.

De acordo com o relato dos jovens, revelado neste sábado pelo jornal "O Dia", os policiais usaram uma faca e um isqueiro para agredi-los.

Segundo essa versão, uma das vítimas foi forçada a fazer sexo oral em um amigo na rua enquanto um policial filmava a cena. Os PMs também teriam obrigado os quatro a ficarem nus.

Feridos nas pernas e nos braços, os jovens fizeram exame de corpo de delito. Segundo uma das vítimas, em entrevista ao jornal, os policiais estavam "com raiva por estarem de serviço no Natal". Com medo de represália, eles preferiram não se identificar. O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova).

A UPP afirmou, em nota, que "no âmbito militar, foi aberta uma averiguação sumária para apurar os fatos". Além de presos administrativamente, eles tiveram as armas apreendidas para perícia.

Durante a ação, contaram as vítimas, um dos policiais atirou em direção a uma moto que teria acelerado próximo à blitz. Neste sábado (26), outra reportagem do jornal "O Dia" apontou que a jovem Loreyne Gomes, de 22 anos, foi atingida de raspão na bochecha naquela localidade. O disparo foi feito por um tiro de fuzil.


Endereço da página: