Folha de S. Paulo


Sem palco, decoração de Natal na avenida Paulista decepciona

Sem o tradicional palco com decoração de Natal, o número de pessoas que costumava circular a pé, de bicicleta ou de carro na avenida Paulista para ver enfeites reduziu nesta época do ano.

Nem mesmo a inauguração, na noite de sábado (12), da ciclofaixa de lazer noturna montada especialmente para a temporada animou os paulistanos. A cerca de duas semanas da festa, o clima de quem caminhava ou pedalava pela via era de decepção com as poucas opções de enfeites.

Segundo a prefeitura, o palco natalino, montado todos os anos na via, não foi instalado por falta de patrocínio: em meio à crise econômica, nenhuma empresa se mostrou interessada em financiar a estrutura.

Tampouco está confirmada a festa de virada do ano, que também é realizada no local. Mas, segundo a prefeitura, ainda há tempo, e o chamado para empresas interessadas segue aberto.

No ano passado, o palco foi inaugurado em 7 de dezembro, e toda a decoração da Paulista –inclusive a iluminação nas árvores do parque Trianon– foi patrocinada pela Sadia.

DE TRENÓ

O maior número de pessoas na via ocorreu no final da noite, quando o Papai Noel começou a desfilar pela via em um trenó iluminado e puxado por bicicletas. O bom velhinho percorreu toda a extensão da avenida Paulista, começando e terminando o passeio na praça do ciclista, na região da Consolação. Famílias levaram as crianças para ver o Papai Noel e tiraram fotos.

Gabriela Di Bella/Folhapress
Papai Noel passeia na ciclofaixa de Natal, na avenida Paulista
Papai Noel passeia na ciclofaixa de Natal, na avenida Paulista

Na opinião da cicloativista Kaciane Martins, 39, da ONG BR, os principais atrativos foram duas carreatas de Fuscas e Brasílias com enfeites natalinos e bom velhinho que estava no trenó.

Kaciane acredita que a chuva forte à tarde pode ter deixado as pessoas com medo de sair de casa, mas admite que a iluminação natalina não chama a atenção. " Moro na avenida Paulista e a decoração está pobre", disse.

O ciclista Luiz Carlos da Silva, 65, aproveitava a abertura da ciclofaixa na via apenas para pedalar um pouco madrugada deste domingo (13).

Silva disse que não saiu de casa para ver enfeites natalinos porque passa por eles todos os dias nesta época. "Este ano a avenida Paulista está bem fraca, menos decorada. Nos anos anteriores, era mais bonita", falou.

Por volta as 2h, o professor de educação física Fabrício Ribeiro, 40, e um amigo corriam atrás do papai Noel na tentativa de fazer uma foto. Para Ribeiro, que costuma ir todos os anos ver os enfeites natalinos, a via estava vazia e sem graça.

O professor disse que estacionou o carro na alameda Santos imaginando encontrar um grande congestionamento. Ele o amigo percorreram por 40 minutos a pé a Paulista e estavam indo embora decepcionados. " Cadê a guirlanda, o clima de Natal? Estou desapontado", enfatizou Ribeiro.


Endereço da página:

Links no texto: