Três semanas após uma forte ventania derrubar parte de sua estrutura, a árvore de Natal da lagoa Rodrigo de Freitas será inaugurada às 20h30 deste sábado (12), na zona sul do Rio de Janeiro.
Maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o livro de recorde "Guinness", o equipamento, que chega à 20ª edição, será inaugurado com queima de fogos sincronizada a um show de luzes.
Após os danos sofridos na madrugada de 20 de novembro, quando o topo foi derrubado por rajadas de vento que atingiram a cidade, a árvore que será inaugurada neste sábado ficou 32 metros mais baixa.
Originalmente, a previsão era que a árvore tivesse 85 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares –agora, ela terá 53 metros de altura, o equivalente a um edifício de 17 andares.
Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress | ||
Parte da árvore de Natal da Lagoa foi destruída em novembro, após forte ventania no Rio de Janeiro |
A cenografia também foi adaptada. A árvore será composta por 2,5 milhões de microlâmpadas (contra 3,3 milhões previstas inicialmente) e 105 quilômetros de mangueiras luminosas.
Durante a inauguração, o Cristo Redentor ganhará uma iluminação especial em vermelho para homenagear o Natal.
Segundo a empresa patrocinadora, os melhores pontos para a visualização dos fogos serão a avenida Epitácio Pessoa, na altura de Ipanema, e no parque dos Patins, na lagoa Rodrigo de Freitas.
A prefeitura montou um esquema especial de trânsito, e está proibido estacionar neste sábado nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa.