Folha de S. Paulo


Árvore de Natal do Ibirapuera é a menor da história da atração

Neste sábado (28), será inaugurada a árvore de Natal do Ibirapuera. Com 35 metros de altura, 15 metros de diâmetro e uma estrela de 4 metros no topo, é a menor árvore já montada na história da atração.

A árvore, localizada na praça Aldo Chioratto, em frente ao parque Ibirapuera, faz parte do calendário da cidade desde 2002, quando foi inaugurada com 50 metros de altura.

Entre 2002 e 2009 a árvore continuou crescendo: 53 metros em 2004, 60 metros em 2006 e 75 metros em 2009, o máximo alcançado. Desde 2012, quando teve 60 metros, ela vem diminuindo de tamanho.

A diferença, porém, nunca foi tão grande quanto entre o ano passado e este, com uma redução de 19 metros na altura.

De acordo com a SPTuris, houve uma revisão do conceito do árvore para facilitar a interação com o público. Na avaliação da secretaria e da Coca-Cola, que patrocina a programação este ano, os visitantes tinham dificuldade de tirar boas fotos em frente à atração, por ser muito grande.

Além da redução da altura, os organizadores do evento investiram na decoração da base da árvore, com bonecos de quase 2 metros do Papai Noel, ursos polares, soldados, bailarinas, sinos, guirlandas e laços. Também foram incluídos painéis, que servirão para compor a iluminação com figuras em relevo e em 3D.

Outra novidade é a Caravana Iluminada, formada por seis carretas com personagens como o Papai Noel e as renas. A caravana circulará por diferentes regiões da cidade, tendo a árvore como destino final.

A programação está prevista para começar às 20h, com a apresentação do Coro Lírico Municipal de São Paulo. A inauguração da árvore será acompanhada por cinco minutos de queima de fogos.


Endereço da página:

Links no texto: