Folha de S. Paulo


Táxis em SP terão que aceitar cartão para pagamento a partir de dezembro

Todos os taxistas da cidade de São Paulo deverão aceitar cartões de débito e crédito no pagamento das corridas.

A exigência foi fixada pela gestão Fernando Haddad (PT) em publicação no "Diário Oficial" desta sexta (20), dando um prazo de 30 dias, encerrados em 19 de dezembro, para que os motoristas de táxi adquiram máquinas de cartão para se adaptarem à regra. A frota na capital é de cerca de 34 mil veículos.

De acordo com a portaria, os taxistas também deverão equipar seus veículos com carregadores para aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.

As novas regras foram estabelecidas em meio às cobranças por melhorias nos serviços dos táxis, que enfrentam a concorrência do Uber –que só aceita pagamento com cartão.

O taxista que não tiver máquina de cartão e carregador até a data limite poderá levar multa de R$ 32,40, além da inclusão de cinco pontos no prontuário da prefeitura. A cada 50 pontos, o taxista é suspenso de cinco a dez dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, casos de reincidência terão o valor da multa e dos pontos dobrados, além de poderem ficar com o veículo retido.

A aplicação das penalidades será feita por fiscais da prefeitura que já atuam na fiscalização de táxis da capital.

Outra novidade da portaria é que a prefeitura liberou o uso de suporte para bicicletas nos táxis. Segundo a administração, a medida considera "as vantagens proporcionadas pelo uso da bicicleta ao meio ambiente, à modalidade e à economia de combustíveis", mas não é obrigatório. Fica a critério do taxista oferecer ou não o serviço.

Presidente do sindicato dos taxistas, Natalício Bezerra diz que a medida é benéfica, mas que o prazo não é suficiente. Ele pedirá prorrogação.


Endereço da página: