Folha de S. Paulo


Blogueiro da Folha, Vitor Angelo morre aos 47

Morreu no começo da tarde desta quinta-feira (19), aos 47, Vitor Angelo, autor do blog da Folha "Blogay". Veja os textos mais lidos do blog.

Jornalista formado pela PUC-SP e em cinema pela USP, Angelo não resistiu a um ataque cardíaco, segundo a equipe do Samu que foi acionada para atendê-lo em sua casa, na região da rua Augusta.

Coautor do livro "Aurélia - A Dicionária da Língua Afiada", Angelo foi ao hospital nesta quarta-feira (18) por sentir desconforto pulmonar. O diagnóstico foi de uma infecção. Liberado para voltar para casa, o blogueiro passou mal novamente em sua residência nesta quinta-feira na hora do almoço, quando um amigo o visitava.

Moradores de seu prédio tentaram reanimá-lo enquanto a equipe do Samu não chegava, mas a massagem cardíaca não foi suficiente.

Nascido em 19 de janeiro de 1968, Vitor Angelo assinou a coluna GLS na extinta "Revista da Folha", espaço que dividia com a cantora e ativista Vange Leonel (1963-2014) e que foi pioneiro na imprensa brasileira ao enfocar temas da cultura gay.

Dono de humor ácido, boêmio, era conhecido e querido na geração "clubber" paulistana, frequentadora da cena de música eletrônica nos anos 1990 e 2000.

"Vitor gostava de festa. Muito. E vivia com um sorriso escancarado no rosto. Essa certamente é a imagem que todos os que o conheceram irão guardar", diz Lulie Macedo, secretária-assistente de Redação da Folha, editora da "Revista da Folha" na época em que ele era colunista e amiga de Angelo.

O lado festeiro convivia com a faceta militante. Angelo defendia com vigor as causas gays, feministas, dos negros. Recentemente militou a favor da criação do parque Augusta, espaço público na região em que morava.

O jornalista Ivi Brasil também lamentou a morte de Vitor. "O grande coração vitoriano bateu forte como o som das boates que a gente adorava ir. As luzes piscaram intensamente e ele partiu dessa balada pra outra". Ivi Brasil relembrou ainda a luta de Vitor contra a hipertensão, o controle de peso e mais recentemente uma bronquite "O coração dele bombava muito, sempre pra nos deixar mais alegres, pra nos abrir os olhos pra tantas mazelas que detonam nosso mundo e não resistiu", disse em nota.

A carreira de Vitor Angelo como jornalista é extensa. Trabalhou como roteirista do "GNT Fashion", do canal por assinatura GNT e dos programas "Charme", com Adriane Galisteu, e "Hebe" no SBT. Foi repórter na MTV ("MTV no Ar") e Rede TV! ("TV Fama"), foi chefe de reportagem na TV Bandeirantes ("Programa Superpositivo") e roteirista no SBT (do reality show "Popstars").

Há poucos meses, Angelo tinha perdido o pai, a quem era muito ligado. O sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta-feira (20) no cemitério do Araçá, onde a família tem um jazigo.

*

Veja entrevista feita com Vitor Angelo para o "TV Folha" na última quinta-feira (12)

Veja o vídeo

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEXTA

Rita Prado Fiori - Aos 92. Deixa as filhas Tania e Marita, netos e bisnetos. Cemitério Parque Morumbi.

*

7º DIA

Éride Albertini - Hoje (20/11), às 19h, na capela São José, r. Mário Costa, s/nº, Vila Maria Zélia.

Ernesto Lima Gonçalves - Hoje (20/11), ao meio-dia, na igreja N. S. Mãe do Salvador, r. Professor Frederico Herman Jr, Alto de Pinheiros.


Endereço da página:

Links no texto: