Folha de S. Paulo


Veja de onde veio a população de cada Estado do Brasil

O Rio Grande do Sul é o Estado mais "bairrista" do país: é onde há menos moradores, proporcionalmente, que nasceram fora dali –4,2%.

Em São Paulo, a maior parte da população de fora veio da Bahia, que representa 5% do total paulista. Mato Grosso do Sul é onde há maior proporção de estrangeiros –1,1%–, provavelmente do Paraguai e de outros países vizinhos.

Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014, levantamento recém-divulgado pelo IBGE, e foram tabulados pela Folha.

A pesquisa ouviu 363 mil pessoas em 151 mil domicílios e considera como referência o mês de setembro. Segundo a estimativa, o Brasil tinha população de 203,2 milhões de habitantes nesse período.

Do total, 16% da população não mora no Estado onde nasceu. Essa proporção é bem maior em Estados mais afastados do centro econômico do país, como Roraima (45%) e Rondônia (44%), e atinge o máximo no Distrito Federal (49%), inaugurado em 1960.

Migração no Brasil

A metodologia da pesquisa, feita por amostragem, não captou a presença de algumas naturalidades em determinados Estados.

Entre os moradores da Paraíba, por exemplo, não foi apontado nenhum morador que tivesse nascido em um conjunto de oito Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Espirito Santo, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins).

Em outros, a participação é tão pequena que, no arredondamento, representa menos de 0,0% da população do Estado.

É o caso, por exemplo, dos amapaenses que moram em São Paulo (1.039) e dos roraimenses que residem na Bahia (323). Nos dois casos, eles representam 0,002% da população.


Endereço da página:

Links no texto: