Folha de S. Paulo


Thereza Pontual de Lemos Mettel (1927-2015)

Mortes: Pioneira da psicologia brasileira

Em uma época em que as questões da psicologia estavam quase que inteiramente sob o domínio dos médicos, Thereza Pontual de Lemos Mettel foi uma das pioneiras no estudo da área no Brasil, em meados do século 20.

Formada em letras pela PUC-Rio, em 1950, fez cursos de especialização para se aprofundar em temas desse campo, que ainda não havia sido formalmente reconhecida no país. Ao conseguir uma bolsa de estudos para a Universidade de Wisconsin, nos EUA, em 1958, Thereza se deparou com um cenário muito mais avançado. Fez mestrado e doutorado, este concluído em 1963 e orientado pelo eminente psicólogo americano Carl Rogers.

Ele foi o primeiro a gravar, com permissão, as sessões de terapia com seus pacientes, o que influenciou o estudo de Thereza sobre esquizofrenia.

A brasileira do Recife pôde coletar e sistematizar dados, se utilizando de uma abordagem científica até então inovadora para a psicologia –e inexistente no Brasil à época.

"Era uma pesquisadora nata", lembra o irmão Luiz Carlos, que não esquece a rigidez da irmã mais velha.

Nos EUA, conheceu o biblioteconomista Charles, com quem se casou em 1964. Logo depois, voltou ao Brasil e ajudou a implantar o curso de psicologia da USP em Ribeirão Preto (SP). Foi docente da PUC-Rio e da UnB (Universidade de Brasília), onde chegou à professora emérita, e atuou na estruturação do Conselho Federal de Psicologia.

Morreu no dia 3, aos 88 anos, vítima de um câncer de pulmão. Deixa o marido, quatro irmãos e 19 sobrinhos. Não teve filhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA

Sara Eizenman - Aos 88. Deixa o filho Isidoro Boris e irmão. Cemitério Israelita do Butantã.

*

7º DIA

Maria Therezinha Gabriel Capriglione - Amanhã (17/11), às 19h, na igreja São Dimas, r. Domingos Fernandes, 588, Vila Nova Conceição.

Roberto Fleury Meirelles Filho - Amanhã (17/11), às 11h, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

*

1º ANO

Maria Beatriz Utrila Pereira - Hoje (16/11), às 19h, na igreja N. S. dos Prazeres, av. General Ataliba Leonel, 3.013, Parada Inglesa.

*

10º ANO

Benedicta Barbosa Nalini - Amanhã (17/11), às 7h, na capela do Carmelo São José, av. D. Pedro 1º, 531, Anhangabaú, em Jundiaí, SP e às 8h, na igreja N. S. do Brasil, praça N. S. do Brasil, s/nº, Jd. Paulista.

Marina Adas - Amanhã (17/11), às 18h, na igreja Santuário Santa Cruz da Reconciliação, à R. Valdomiro Fleuri, 180, Previdência.


Endereço da página:

Links no texto: