Folha de S. Paulo


Lama de barragens destrói santo folheado a ouro e igreja do século 18

A imagem do padroeiro são Bento é, de longe, a peça que os moradores de Bento Rodrigues, subdistrito da mineira Mariana, mais estimam na capela homônima. O santo, outras 30 peças e a própria igreja foram engolidos pela onda de lama que invadiu o vilarejo na quinta passada (9).

De paredes brancas e portas e janelas azuis, a capela, que é do início do século 18, tem apenas pedaços do telhado despontando da lama.

Outras duas igrejas de distritos de Mariana foram parcialmente afetadas, além de um trecho da Estrada Real, casas do período colonial e sítios históricos de extração de ouro no século 18, itens que compõem o patrimônio histórico mineiro, segundo levantamento prévio do Ministério Público Estadual.

A imagem desaparecida do padroeiro são Bento, com cerca de 60 cm, foi esculpida em madeira e folheada a ouro.

Tão querida era, que devotos decidiram, 30 anos atrás, camuflá-la com uma tinta escura, conta o pároco Armando Godinho, 48. A ideia era ocultar o brilho do ouro para evitar roubo ou que o santo fosse levado para um museu ou igreja mais importante.

"A devoção a são Bento lá é muito grande. Ouvi de várias pessoas esses dias: 'quem nos salvou foi a mão de Deus e de são Bento'."

Google/Reprodução e Ricardo Moraes - 10.nov.2015/Reuters
Visão geral do município de Bento Rodrigues antes e após o rompimento da barragem
Visão geral do município de Bento Rodrigues antes e após o rompimento da barragem
Visão geral do município de Bento Rodrigues antes e após o rompimento da barragem
Visão geral do município de Bento Rodrigues antes e após o rompimento da barragem

LAMENTO E ESPERANÇA

As imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora do Rosário, duas coroas de Maria e materiais usados na missa também sumiram na lama. A maioria é de madeira, algumas com banho de prata. O altar, com entalhes de madeira do século 18, é uma das obras perdidas.

Os bens históricos de Bento Rodrigues estavam protegidos por um inventário, passo que antecede o tombamento.

No distrito de Paracatu, além da capela de santo Antônio, a lama afetou um patrimônio imaterial –a festa da Folia de Reis– ao atingir a casa de seu Zezinho, 90, que resiste como um dos representantes da folia naquela região.

O promotor Marcos Paulo de Souza Miranda diz que a fase agora é de diagnóstico dos danos, mas que a empresa Samarco deverá recuperar o que for possível e pagar indenização sobre os bens que não podem ser resgatados.

Em meio à lama, porém, uma esperança. Uma cruz banhada de prata de cerca de 70 cm, do altar da capela de Bento Rodrigues, foi achada por moradores e entregue às equipes de resgate. A peça está em Ouro Preto e deve ser buscada pelo padre Armando.

Clique e veja galeria do desastre causado pelo 'tsunami de lama' em MG e ES
Clique e veja galeria especial sobre o desastre causado pelo 'tsunami de lama' em MG e ES

Endereço da página:

Links no texto: