Folha de S. Paulo


Corpo de menina de 5 anos é achado a 70 km de barragem em Mariana (MG)

Veja vídeo

O primeiro corpo de uma criança vítima do rompimento de barragens em Mariana (MG) foi identificado nesta terça-feira (10). Emanuelly Vitória Fernandes, 5, foi achada em Ponte do Gama, subdistrito de Ponte Nova, cidade que fica a 70 km de Mariana.

Segundo o delegado da Polícia Civil Rodrigo Bustamante, a criança foi reconhecida pela família por conta do cabelo, o formato do pé e a arcada dentária.

Reprodução/Facebook
Corpo da menina Emanuelly, 5, é encontrados a 70 km do local de rompimento de duas barragens em MG
Corpo da menina Emanuelly, 5, é encontrados a 70 km do local de rompimento de duas barragens em MG

Oficialmente, o número de mortos passou para quatro pessoas e o de desaparecidos, para 22 –11 funcionários da mineradora Samarco e 11 moradores dos distritos de Bento Rodrigues e Camargos.

Uma das pessoas desaparecidas, Maria Aparecida Vieira, 65, foi encontrada na casa de parentes. Há, ainda, um corpo resgatado pelos bombeiros, mas ainda não reconhecido.

Emanuelly, 5, escapou dos braços do pai, Wesley Isabel, 23, e sumiu na lama que cobriu o subdistrito de Bento Rodrigues, na última quinta-feira (5).

Desesperada, a família espalhou cartazes pelo centro de acolhida dos desabrigados e hospitais com foto da menina e telefones de contato de parentes.

Wesley estava com a menina e o outro filho, Nicolas, 3, na casa onde moravam no subdistrito quando recebeu o aviso para fugir para uma parte alta da comunidade e escapar, assim, do mar de lama. A mãe das crianças já havia sido socorrida por vizinhos.

O pai agarrou as duas crianças e atravessava a rua quando foi atingido pela lama. Vizinhos conseguiram puxar Wesley e Nicolas, mas Emanuelly foi arrastada.

O enterro de Emanuellly ocorreu nesta tarde, com a presença de muitos moradores de Bento Rodrigues.

TREMOR

Nesta manhã, um pequeno tremor de terra ocorreu na região, de 2,1 graus na escala Richter, segundo o Instituto de Sismologia da USP.

Em nota conjunta, prefeitura, Estado e empresa dizem que não houve novos danos nas estruturas das barragens. Até o fim do dia, serão instalados sismógrafos nas proximidades.

No domingo (8), o governador Fernando Pimentel disse que a chance de encontrar sobreviventes é pequena.


Endereço da página:

Links no texto: