Folha de S. Paulo


Fiscais da prefeitura embargam obra na fachada do edifício Copan

A Subprefeitura da Sé embargou na tarde desta quinta-feira (5) a obra de reforma da fachada do edifício Copan, na região central de São Paulo.

O embargo se deu por falta de documentação relativa à obra. Os responsáveis pela administração do prédio têm dez dias para apresentar a autorização do Conpresp (conselho municipal de patrimônio histórico) –a obra começou sem aval do conselho.

O Copan é tombado desde 2012, o que significa que toda intervenção tem que ser submetida ao órgão de patrimônio.

A obra ficará interrompida até que a questão seja resolvida, afirmou o síndico do prédio, Affonso Prazeres. Ele disse à Folha não ter havido embargo –informação desmentida pela Subprefeitura da Sé.

O DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), órgão técnico que subsidia as decisões do Conpresp, constatou que as "intervenções na fachada do Copan [ocorreram] sem anuência" do conselho.

"O condomínio obteve autorização em 2011 para colocação de telas de proteção e remoção pontual das pastilhas visivelmente danificadas por razões de segurança, em caráter emergencial", disse a Secretaria Municipal de Cultura, em nota, que acrescenta: "Diante da informação de que as obras na fachada haviam sido iniciadas sem a autorização do Conpresp, o DPH tomou as providências para solicitar que a obra seja embargada".

O conselho ainda decidirá se aplica multa ao edifício.


Endereço da página:

Links no texto: