Folha de S. Paulo


Milton Bellintani (1960-2015)

Mortes: Jornalista, queria melhorar o mundo

Milton Bellintani ainda era pequeno quando começou a buscar nas páginas dos jornais os assuntos que mais lhe agradavam. Eram notícias sobre futebol, principalmente do São Paulo, que acabavam recortadas e guardadas.

Depois de um tempo, os esportes acabaram ficando em segundo plano. Com o pai preso por resistência ao regime militar, o interesse de Milton se voltou à turbulenta política brasileira. "Ele estava sempre querendo saber sobre a história do pai, fuçava, buscando, queria saber a verdade", conta a irmã Cláudia.

Dessa forma, a carreira de jornalista acabou surgindo de forma natural. Trabalhou no Grupo Abril, na Folha e no terceiro setor, sem nunca deixar os temas de direitos humanos. Recentemente, atuava na Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas de SP e na Associação Amigos do Arquivo Público do Estado.

"Para ele, jornalismo era a ferramenta para melhorar o mundo", diz o amigo André.

Fora das redações, também se dedicou a dar aulas. Chegou, inclusive, a levar aos alunos uma de suas paixões: a cultura latino-americana. Tinha um interesse especial pelo tema, em destaque pela música, como a de Victor Jara. Também gostava muito de Chico Buarque, chegando a colecionar materiais raros.

Sua maior paixão, no entanto, eram as duas filhas e a mulher. Completou 13 anos de casamento apenas três dias antes de morrer.

Morreu no dia 3, aos 55, devido a um infarto fulminante. Deixa mulher, filhas e a irmã. A cremação acontecerá às 13h desta quarta-feira (4) no cemitério Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA

Antonio Monte - Aos 74, casado com Maria Lucia. Deixa cunhados e sobrinhos. Cemitério de Congonhas.

Wilma Boccalato Ferreira - Aos 86, casada com José Ferreira. Deixa os filhos José Wagner e Gley, e netos. Cemitério de Congonhas.

*

7º DIA

Carlos Victor Stelin - Hoje (4/11), às 19h30, na igreja Santo Agostinho, praça Santo Agostinho, 37, Liberdade.

Maria Cândida Baltazar Camargo - Amanhã (5/11), às 20h, na igreja São Lucas Evangelista, pça João Manoel Gaby Fontan, 4, Jd. Previdência.

Suely Xavier de Toledo Prado Dos Santos - Hoje (4/11), às 19h30, na igreja Imaculada Conceição, av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.071, Bela Vista.

*

3º ANO

Francisca Conceição Gaeta da Silva (Nena) - Hoje (4/11), às 20h, na igreja N. S. da Saúde, r. Domingos de Moraes, 2.387, Vila Mariana.

*

EM MEMÓRIA

Nazira Simão Alexandre - Hoje (4/11), às 18h30, na igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jd. Paulista.


Endereço da página:

Links no texto: