Folha de S. Paulo


Av. Paulista é fechada para carros; saiba como fica o transporte na região

A avenida Paulista, na região central de São Paulo, foi fechada para carros às 9h deste domingo (18), e permanecerá bloqueada até as 17h. A intenção da prefeitura é repetir a interdição aos domingos para torná-la área de lazer para pedestres, ciclistas e skatistas.

Com o bloqueio total da via –desde a praça Osvaldo Cruz até a rua da Consolação– ônibus que passariam pela avenida terão o itinerário alterado para ruas paralelas, São Carlos do Pinhal e alameda Santos (leia mais abaixo). As estações de metrô funcionam normalmente.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a travessia entre as regiões da Bela Vista e dos Jardins poderá ser feita pela avenida Brigadeiro Luis Antonio.

Neste sábado (17), o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que pode recuar da decisão caso ocorra algum problema.

"Vamos acompanhar [o fechamento]. É uma decisão tão simples, pode ser revertida a qualquer momento. Não dar uma chance a ela seria um grande prejuízo", disse o prefeito, que deve passar hoje pela avenida.

A medida enfrenta resistência do Ministério Público por se se contrapor a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), de 2007, em que a prefeitura se comprometeu a fechar a via apenas três vezes por ano. Os promotores ameaçam multar e gestão em R$ 30 mil.

A avenida já foi fechada três vezes neste ano: na Parada Gay (em junho), na inauguração da ciclovia da Paulista (também em junho) e no segundo teste da via fechada para os carros (em agosto). O órgão também pede mais audiências públicas -uma já foi realizada no Masp- e ao menos mais quatro meses de análises de impacto no trânsito da região.

A prefeitura rebate, dizendo que o TAC se refere a grandes eventos, e alega que o fechamento aos carros é uma política pública que cria uma área de lazer na cidade, nos fins de semana.

Haddad, que convidou promotores a acompanharem o fechamento, também dsse ontem que cumpriu "todas demandas do Ministério Público, todos os estudos de impacto no trânsito e de segurança. Nossa compreensão é de que cumprimos nossas obrigações de prestar o esclarecimento devido."

-

DESVIOS DOS ÔNIBUS

que passam pela av. Brigadeiro Luis Antonio
>não sofrem alteração

que passam pela rua Augusta, sentido centro
>rua Augusta, alameda Jaú, avenida Rebouças, rua da Consolação e viaduto Nove de Julho

que passam pela rua Augusta, sentido bairro
>rua Augusta, rua antônio Carlos, rua da Consolação, complexo viário Paulista, retorno da avenida Rebouças, alameda Santos e rua Augusta

ALTERNATIVAS PARA CARROS

sentido Paraíso
>utilizar a alameda Santos

no sentido Consolação
>avenida Bernardino de Campos, rua Treze de Maio, rua Cincinato Braga, rua São Carlos do Pinhal, rua Antônio Carlos e rua da Consolação

-

VERSÕES DIFERENTES
Por que a Promotoria rejeita fechar a Paulista?
Ela diz que um acordo assinado em 2007 com a prefeitura limitou a três por ano os eventos de duração prolongada e com interrupção da via. Além disso, afirma que a audiência pública para debate do assunto foi desorganizada e em local inadequado.

O que a prefeitura diz?
Ela afirma que usar a via para lazer é uma política pública, e não um evento privado (alvo do acordo de 2007), que a audiência pública no vão livre do Masp foi bem organizada e divulgada e que atendeu às exigências feitas pelo Ministério Público.

*

PAULISTA FECHADA
Avenida já passou por dois testes

28 de junho
> Inauguração da ciclovia da avenida Paulista

23 de agosto
> Excesso de ciclistas na via devido à inauguração da ciclovia na avenida Bernadino de Campos, na mesma região

Argumentos a favor
> Cria espaço de lazer em área com grande oferta de serviços e de fácil acesso
> Favorece a segurança ao estimular a convivência de pedestres e ciclistas
> Trânsito no domingo costuma ser mais tranquilo, com menor movimento

Argumentos contra
> Prejudica o acesso de moradores e de pacientes/visitantes dos hospitais
> Estabelecimentos comerciais da via temem queda no movimento
> Vias paralelas não comportam o tráfego da Paulista, especialmente de ônibus


Endereço da página:

Links no texto: