Folha de S. Paulo


Em dia de calor, São Paulo bate 35,8°C e Rio tem maior temperatura do ano

Tiago Mazza/Frame/Folhapress
Termômetro de rua marca 32°C na avenida Paulista, no centro de SP
Termômetro de rua marca 32°C na avenida Paulista, no centro de SP

A cidade de São Paulo registrou a segunda maior temperatura do ano nesta quinta-feira, com termômetros atingindo 35,8°C. A previsão porém é que o tempo mude e o final de semana seja nublado.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calorão ficou atrás apenas do registrado no dia 19 de janeiro, com 36,5°C.

Esta quinta também foi a sexta maior temperatura de outubro desde 1943, quando começa a série histórica do órgão –a maior é de 37,8°C, em 17 de outubro de 2014.

Medições do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão ligado à prefeitura, marcaram média de 35,9°C na capital paulista. Porém, os dados que servem para registros históricos são os do Inmet.

Já no interior do Estado, a maior temperatura foi registrada em Barretos (a 423 km de São Paulo): 39,8°C.

O extremo na temperatura desta quinta tem duas explicações. A primeira é a primavera, estação que começou no dia 23 de setembro e é marcada por oscilações no tempo. A segunda, e com maior parcela da culpa, é o El Niño, que está mais intenso neste ano. O fenômeno impede a formação de nuvens de chuva e a entrada de massas de ar polar, favorecendo o calor e o tempo seco em quase todo o Brasil.

O fenômeno também foi o responsável pelo calor fora de época no inverno, com termômetros alcançando 35,5°C no dia 19 de setembro, o mais quente daquela estação.

RIO DE JANEIRO

A cidade do Rio de Janeiro teve nesta quinta-feira (15) o dia mais quente do ano. A temperatura máxima chegou a 42,2°C no bairro de Marambaia, na zona oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima, de 20°C, foi registrada no bairro de Vila Militar, na zona norte da cidade. A previsão é de que sexta-feira (16) seja ainda mais quente, com chance dos termômetros ultrapassarem a marca de 43°C.

Devido o forte calor e ao feriado do dia dos professores, as praias cariocas ficaram lotadas.

Até o Centro de Operações da Prefeitura do Rio aproveitou para brincar com os internautas. Ao anunciar em uma rede social que está quinta-feira foi dia o mais quente do ano, a prefeitura divulgou uma imagem do sistema solar com o Rio na frente de Mercúrio.

"Recebemos essa foto do telescópio espacial Hubble e parece que finalmente descobriram a posição do Rio de Janeiro no Sistema Solar (alguns dirão que é montagem)", diz o órgão na publicação, compartilhada com a imagem abaixo.

Reprodução
Ilustração feita pelo centro de operação do Rio brincando com a alta temperatura da cidade
Ilustração feita pelo centro de operação do Rio brincando com a alta temperatura da cidade

PRÓXIMOS DIAS

Apesar do calorão nesta quinta, a sexta (16) terá uma nova virada no tempo. O dia começa quente mas a partir do fim da manhã a temperatura começa a cair. Entre o final da tarde e o começo da noite há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e ventos mais intensos, derrubando a temperatura.

No final de semana, o cenário muda: a máxima prevista é de 23°C, mas sábado (17) e domingo (18) devem ser marcados por céu nublado, sol fraco e garoa a qualquer hora do dia na capital paulista.

O mau tempo não dura muito tempo, e a gangorra volta a pender pro calor no início da semana.

Uma nova massa de ar quente deve atingir São Paulo entre segunda (19), que pode registrar 31°C à tarde, mas termina com a noite mais fresca. Porém, os termômetros voltam a subir na terça (20), que pode ser tão quente quanto esta quinta.


Endereço da página:

Links no texto: