Folha de S. Paulo


Licença para motorista do Uber pode chegar a R$ 60 mil em SP

Motoristas do Uber, aplicativo que conecta motoristas particulares a passageiros, terão que pagar à Prefeitura de São Paulo uma licença para circular na cidade que pode chegar a R$ 60 mil.

O anúncio será feito nesta quinta-feira (8) pela gestão Fernando Haddad (PT). Inicialmente, a prefeitura vai ceder 5.000 autorizações para esse serviço, que está sendo chamado de "Táxi Preto".

Essa será uma nova categoria de táxi que vai funcionar apenas por aplicativos.

Os novos táxis, como revelou o jornal "O Estado de S. Paulo", serão padronizados: devem ser carros pretos com quatro portas, ter ar-condicionado e uma tela que mostre um mapa com o percurso da corrida. Diferentemente dos demais taxistas, os que aderirem à nova categoria não terão taxímetro.

A ideia de Haddad é combater o mercado ilegal de alvarás de táxi. Ele aposta que um motorista interessado em entrar no serviço de transporte de passageiros vai procurar o novo serviço, por ser mais barato, no lugar de tentar comprar um alvará de táxi.

Essas medidas tornam mais rígidas as regras para a atuação dos 34 mil táxis da capital. Nos últimos dias, Haddad afirmou que as mudanças planejadas seriam boas para os taxistas, embora diga ao mesmo tempo que não pode "abrir mão da tecnologia".

Atualmente, aplicativos de táxi e Uber têm canais de avaliação dos motoristas, algo que não ocorre de forma frequente com demais taxistas. Essa avaliação, feita pelos próprios passageiros, deve ser implementada no futuro.

Entenda o Uber

Um projeto de lei para proibir a atuação do Uber foi aprovado na Câmara, mas uma emenda abriu brecha para definir regras sobre esse tipo de transporte.

Em meio à discussão, a Câmara criou uma subcomissão para analisar a situação dos táxis. "Vamos investigar tudo o que for preciso, inclusive o comércio de alvarás que existe hoje", disse Adilson Amadeu (PTB), vereador que criou a proposta para barrar os aplicativos e que será relator do novo grupo.

O presidente do sindicato dos taxistas, Natalício Bezerra, diz ser a favor do aprimoramento da categoria.


Endereço da página:

Links no texto: