Folha de S. Paulo


Com atraso, Prefeitura de SP inaugura passarela provisória em Congonhas

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (8) uma passarela provisória ao lado do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A previsão era que a estrutura, localizada no canteiro central da via, estivesse pronta por volta do dia 26 de setembro.

Um laudo da prefeitura no começo de setembro mostrou que a passarela Comandante Rolim Amaro está em "estado de iminência de ruptura brusca". A travessia recebeu então um escoramento e será desmontada entre a noite do dia 17 deste mês e a madrugada do dia 18 –de sábado para domingo.

Dois guindastes vão içar peças da ponte e colocá-las na calçada. Elas serão cortadas e carregadas aos poucos por caminhões.

A previsão é que a estrutura provisória, que liga o aeroporto de Congonhas à avenida Washington Luís, seja usada durante seis meses. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou, porém, que esse prazo pode ser prorrogado até que a nova passarela seja construída.

ATRASO NAS REFORMAS

Em 2014, a Folha mostrou que, depois de dez anos de discussões sobre a reforma da travessia, a prefeitura removeria a passarela.

Em 2005, a gestão José Serra (PSDB) também anunciou a reforma e a adaptação da estrutura, com instalação de cobertura e elevadores. Nenhuma das duas saiu do papel.

Já em 2013, um engenheiro vistoriou a passarela a pedido da Folha e afirmou que ela "deveria ser interditada" já naquela época.

Segundo ele, "além da ferrugem que compromete a estrutura e as grades, surgiu um vão entre a passarela e o pilar em frente ao aeroporto". Vagner Landi ainda afirmou que "o movimento intenso de veículos na avenida provoca trepidação, que, aliada a rajadas de vento, podem, no limite, derrubar a estrutura".


Endereço da página:

Links no texto: