Folha de S. Paulo


Em Florianópolis, cartão enviado pela Secretaria de Educação gera polêmica

Reprodução
Cartão enviado pela Secretaria de Educação de Florianópolis no Dia da Secretária
Cartão enviado pela Secretaria de Educação de Florianópolis no Dia da Secretária

Na quarta-feira (30), secretárias da rede municipal de educação de Florianópolis receberam um cartão virtual com uma ilustração de cunho machista felicitando-as pelo dia da profissional.

A imagem, que tem uma mulher em posição insinuante e com postura desastrada, foi enviada pela Secretaria Municipal de Educação e vinha acompanhada da seguinte mensagem: "Hoje é dia da secretária! É claro que lembramos de você! Uma pessoa competente, dedicada, eficiente e acima de tudo importante para nós! Parabéns pelo seu dia!". O mesmo e-mail foi enviado aos secretários homens da rede pública do município.

O e-mail causou repercussão nas redes sociais e em grupos de Whatsapp –aplicativo de mensagens para celular– de diretores de escolas municipais, que se mostraram indignados. "É uma vergonha", "Que figura de mau gosto", "Cadê a retratação da secretaria e do prefeito?" foram algumas das publicações.

O e-mail foi assinado pela Diretoria do Observatório da Educação (Diobe), responsável por "organizar e administrar o sistema de planejamento setorial da Secretaria", e pela Gerência de Informações Educacionais (Geinfe), que levanta dados para subsidiar o trabalho dessa diretoria.

Segundo a secretária de uma escola básica, que não quis se identificar, a Diobe enviou e-mails de desculpas no dia seguinte. "Foi só um deslize, não achei nada demais. E as funcionárias sempre nos tratam muito bem", amenizou a colaboradora.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação enviou nota argumentando que "o cartão enviado por e-mail para as Secretárias e Secretários Escolares foi encaminhado por uma funcionária da Geinfe/Diobe, que imediatamente reconheceu que a imagem foi inaceitável", e que "a Gerência/Diretoria encaminhou e-mail para todas/os secretárias/os escolares pedindo desculpas pelo envio da imagem."


Endereço da página: