Folha de S. Paulo


SP não aplica nenhum multa por uso ilegal de agrotóxico desde 2002

Segundo órgãos que fazem o controle do agrotóxico no Brasil, todos os programas existentes são de caráter informativo, para orientação.

O Estado de São Paulo, fiando-se na legislação em vigor, não aplica nenhuma multa desde 2002, mesmo a quem é reincidente nas infrações relacionadas a esses produtos.

"A fiscalização é infrutífera e aleatória. É quase uma ficção", afirmou à Folha o engenheiro agrônomo Marco Antônio de Moraes, que atua na Coordenadoria de Defesa Agropecuária de SP há 23 anos.

Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado, uma minuta de projeto de lei, que ainda não tramita no Legislativo, permitirá a aplicação de multas, caso um dia seja aprovada.

A pasta ressaltou que denuncia os infratores ao Ministério Público.

Editoria de Arte/Folhapress

Para a Anvisa, as análises que resultam em multa deveriam ser feitas em programas de Estados e municípios, e o rito "implica em procedimentos que oneram a rotina dos já sobrecarregados laboratórios".

O Instituto Adolfo Lutz, do Estado de São Paulo, embora citado pela Anvisa, não tem capacidade laboratorial para analisar resíduos de agrotóxicos.

Em ofício à Defensoria Pública, o diretor-geral do instituto, Helio Caiaffa, diz que isso deve começar a acontecer somente a partir do ano que vem.

DEMORA

Enquanto nos gabinetes de Brasília decisões sobre o controle dos agrotóxicos são postergadas, ingredientes químicos proibidos no exterior são pulverizados sobre os vegetais nas lavouras do país.

Desde 2008, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) abriu 14 processos de reavaliação toxicológica de ingredientes de agrotóxicos. A lista é de produtos que oferecem riscos à saúde, segundo os estudos.

Entre as possíveis consequências, há itens como "carcinogênico" (pode causar câncer) e "suspeita de desregulação endócrina".

Passados sete anos, sete dos 14 processos de reavaliação ainda não terminaram.

Cinco foram concluídos com a proibição dos produtos. Dois, com restrição de uso.

Nas amostras pesquisadas no ano passado em São Paulo, a Anvisa detectou substâncias em processo de banimento em alimentos como alface, uva, tomate, morango, cenoura, pepino e beterraba.

"Quando falamos em agrotóxico, falamos em veneno. O descontrole deles causa prejuízo para a saúde", diz Luiz Claudio Meirelles, pesquisador da Fiocruz.

ISENÇÃO DE IMPOSTO

Para críticos da atuação governamental no setor, as políticas públicas adotadas atualmente, além de desconexas, acabam estimulando a produção e o consumo de agrotóxicos nocivos à saúde e ao ambiente.

Pelas leis vigentes, há isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os agrotóxicos e redução de 60% na cobrança de ICMS. A importação e a venda interna das substâncias também são isentas de PIS/Pasep e Cofins.

Por outro lado, os produtores de orgânicos não contam com esse incentivo fiscal.

"Nos últimos 15 anos, a importação de agrotóxicos subiu por volta de 1.000%. O Brasil é atualmente o maior importador mundial", afirma Victor Pelaez, professor do Departamento de Economia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Ele é um dos autores do artigo "A (des)coordenação de políticas para a indústria de agrotóxicos no Brasil".

O estudo mostra que, de 1.500 produtos aguardando registro da Anvisa no ano passado, 20% tinham ingredientes prestes a serem banidos pela União Europeia.

Para ele, o resultado traz, além de um alerta sanitário, a ameaça de um risco econômico para o país.

"Produtos brasileiros, com restos de agrotóxicos proibidos, terão dificuldades de entrar na Europa", afirma o estudioso.


Endereço da página:

Links no texto: