Folha de S. Paulo


Por agilidade, Poupatempo faz testes em máquinas de autoatendimento

Desde o dia 21 de setembro, quem vai à unidade Poupatempo Sé agenda serviços em totens eletrônicos, com auxílio de funcionários do local. O novo sistema, em fase de teste, tornou essa etapa do atendimento mais fácil e ágil - fazendo jus ao nome.

Segundo dados oficiais, o Poupatempo Sé realiza cerca de 8,5 mil atendimentos diários. Desde que começaram os testes, 10% dos agendamentos diários são feitos nos totens de autoatendimento.

"Não tem fila, como antes. Não tive que pegar senha, foi rápido, em cinco minutos agendei e foi fácil. Não tenho muito costume com máquina e não achei difícil, muito melhor do que era antes", avalia o pedreiro Gerson Menezes de Jesus, 41, que veio renovar sua carteira de habilitação (CNH).

Até o dia 19 de outubro, opiniões e sugestões dos usuários são colhidas para adaptações no sistema. Diariamente, cerca de cem pessoas são entrevistadas. Após os testes, a ideia é expandir o projeto para todos os municípios do Estado.

Segundo Ilídio Machado, superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, o governo pretende incluir duas outras funções aos totens, caso o projeto seja validado. A primeira seria o recolhimento de taxas dos serviços com cartões de débito e, em um segundo momento, a solicitação de documentos, que serão enviados por correio à residência do solicitante, no próprio totem.

"A expectativa é que, até o final do ano, possamos fazer um novo período de teste com o recolhimento de taxas e a solicitação de documentos. Para isso, vamos precisar identificar o cidadão solicitante por meio de um leitor biométrico e, desde que tudo esteja dentro das normas de segurança e sem pendências que impeçam a emissão do documento, a ideia é que este seja enviado por correios à pessoa", explica Machado.

UNIDADE SÉ

Logo na entrada do prédio, sete máquinas de autoatendimento ficam disponíveis para quem quiser conhecer o sistema e agendar serviços. Com 15 dias de testes, foram realizados em média 850 agendamentos pelos totens.

Caroline Pereira, 27, está desempregada e foi ao Poupatempo solicitar documentação para assumir um novo emprego. "Fiquei surpresa com a agilidade, achei ótimo! Agendei para quinze minutos depois de chegar no prédio e em menos de dez minutos recebi o meu atestado de antecedentes criminais", conta.

O agendamento de serviços do Poupatempo está disponível, também, pela Internet, no site do programa ou pelo aplicativo do governo SP Serviços.


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