Folha de S. Paulo


Um em cada cinco clientes de planos de saúde recorrem ao SUS em SP

Um em cada cinco clientes de planos de saúde em São Paulo recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde), por falta de atendimento. O dado foi revelado nesta quinta-feira (1º) pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM (Associação Paulista de Medicina).

O número poderia ser ainda maior se procurar a rede pública de saúde fosse a opção de todos os clientes que relataram ter problemas com planos de saúde no Estado. Dentre os beneficiários que recorreram a um plano de saúde nos últimos 24 meses (11,9 milhões de pessoas), 84% relataram problemas (o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas).

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres maiores de 18 anos, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto.

PRINCIPAIS QUEIXAS - PLANOS DE SAÚDE EM SÃO PAULO

O estudo consultou os pacientes sobre a qualidade da assistência oferecida por planos de saúde, em São Paulo. As principais reclamações dos usuários de plano de saúde são quanto ao pronto socorro (80%), às consultas médicas (69%), e aos exames e diagnósticos (58%).

A pesquisa também revelou que 68% dos clientes desse tipo de serviço no Estado acreditam que os planos de saúde dificultam a realização de exame de alto custo, 58% acham que as operadoras pagam valores muito baixos aos médicos por consultas e procedimentos, além de 54% considerarem que os médicos são pressionados a reduzir tempos de internação.

PRINCIPAIS QUEIXAS - PLANOS DE SAÚDE EM SÃO PAULO

Apesar do alto percentual de queixas, apenas 15% dos usuários relatou ter feito alguma reclamação oficial, entrado com recurso ou notificação contra algum plano de saúde. Um número ainda menor, 2%, recorreu à justiça contra operadoras de planos.

Também há 66% de clientes satisfeitos ou muito satisfeitos, com seus respectivos planos.

PRINCIPAIS QUEIXAS - PLANOS DE SAÚDE EM SÃO PAULO

UNIMED PAULISTANA

O caso mais recente de problemas envolvendo planos de saúde em São Paulo é o da Unimed Paulistana, que perdeu sua carteira de 744 mil clientes por determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Nesta quarta-feira (30.set), a agência reguladora firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Sistema Unimed para receber 300 mil clientes de planos individuais, familiares ou empresariais (com até 30 beneficiários) da Unimed Paulistana.


Endereço da página:

Links no texto: