Folha de S. Paulo


Árvore que caiu na zona oeste de São Paulo estava podre, dizem moradores

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Carro danificado por árvore caída na Rua Vespasiano, na Vila romana, zona oeste de São Paulo
Carro danificado por árvore caída na Rua Vespasiano, na Vila romana, zona oeste de São Paulo

A árvore que caiu na madrugada desta segunda (28) na Vila Romana (zona oeste de SP), atingindo dois carros, estava condenada, afirmam moradores da rua Vespasiano, onde se deu o acidente.

A queda ocorreu por volta das 2h. Um Celta e um Citroen C3 ficaram com a parte traseira destruídas. "Minha filha chega hoje de viagem e nem sabe ainda. Não quis avisar", disse a costureira Rita Caldas, 51, que mora em frente ao local onde a árvore caiu. Os dois carros tinham seguro.

Ela disse não ter ouvido o barulho na hora –foi acordada de madrugada com bombeiros tocando sua campainha. "Quando vi, estava tudo destruído", afirmou. Rita diz, assim como outros vizinhos, ter feito pedidos para a Subprefeitura da Lapa podar a árvore, o que não aconteceu.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, um engenheiro agrônomo vistoriou a árvore em março; em seguida, houve a poda. A secretaria diz que a chuva contínua causou sobrepeso na copa da árvore; associada ao vento forte, ela então caiu. O órgão diz que atualmente realiza um plano de monitoramento de árvores em situação de risco.

A manicure Marta Ramos, 60, acordou com o som da queda, que derrubou fios e causou falta de luz em parte da rua –algumas casas permaneciam às escuras na manhã desta segunda.

"Eu tenho um sensor na porta de casa em que uma luz acende quando a porta abre. Pensei que alguém tinha entrado em casa", disse.

Funcionários de uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura trabalhavam no corte e retirada das árvores.

Editoria de arte/Folhapress

Ao menos 41 árvores caíram São Paulo após uma forte chuva na cidade. O caso mais grave ocorreu por volta de 1h30 na rua Regina Garba, na região do Jaraguá, zona norte de São Paulo.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 16 mm de chuva na estação Santana, o equivalente a 20% de todo o esperado para o mês de setembro.

Na última temporada de chuvas, a Prefeitura de São Paulo registrou 1.765 árvores caídas na capital paulista entre 11 de novembro e 4 de fevereiro. Isso representa uma média de 21 árvores por dia –metade da quantidade que caiu na madrugada desta segunda.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Prefeitura retira a arvore caída na rua Vespasiano, na Vila Romana, zona oeste
Prefeitura retira árvore caída na rua Vespasiano, na Vila Romana, zona oeste

Endereço da página:

Links no texto: