Folha de S. Paulo


Evento de líder espírita sobre a paz tem 1ª edição em São Paulo

Avener Prado/Folhapress
Evento espírita Caminhada pela Paz, liderado pelo médium Divaldo Pereira Franco, reúne autoridades em São Paulo
Evento espírita Caminhada pela Paz, liderado pelo médium Divaldo Pereira Franco, reúne autoridades em São Paulo

Aconteceu neste sábado (26) a primeira edição do movimento Você e a Paz, fundado pelo médium Divaldo Franco, na cidade de São Paulo. O evento ocorreu no Parque Sabesp Mooca, zona leste da capital, e reuniu cerca de 2.000 pessoas.

Apesar de existir há 18 anos e de ter passado por diversas cidades brasileiras, foi a primeira vez que a capital paulista recebeu o encontro, cujo objetivo, segundo os organizadores, é promover a cultura da paz na humanidade por meio da conscientização individual.

Mesmo se definindo como ecumênico e contando com falas de líderes de várias religiões, o evento foi capitaneado por Divaldo Franco, um dos maiores expoentes do espiritismo. Sua palestra foi programada como o encerramento, durando cerca de 45 minutos.

"Nenhuma autoridade tem poder de dar a paz a outrem," afirma o líder espírita. "A paz tem que vir de dentro". Por isso ele afirma ter se sentido impelido a propagar essa mensagem, que ele classifica como "muito simples", depois de décadas de dedicação à espiritualidade.

Avener Prado/Folhapress
Lu Alckmin, recebe o prêmio da paz em nome do governardor Geraldo Alckmin (PSDB)
Lu Alckmin, recebe o prêmio da paz em nome do governardor Geraldo Alckmin (PSDB)

"O Brasil hoje politicamente está em paz, no entanto nunca houve tanta violência e tanta desgraça," diz Franco. Chamam sua atenção a tragédia síria representada pelo menino Aylan e o Estado Islâmico, que ele classifica como "devorador e destrutivo".

O evento, que contou com o ator Odilon Wagner como mestre de cerimônias, se iniciou às 17h com uma leva de bexigas brancas sendo soltas ao céu. Também fizeram falas o cônego José Bizon, representante do catolicismo, o xeique Jihad Hammadeh, do islamismo, e o jornalista Heródoto Barbeiro, como voz do budismo.

Tanto o governador Geraldo Alckmin quanto a Polícia Militar de São Paulo receberam o troféu Você e a Paz, nas categorias "Personalidade que se doa" e "Instituição que realiza", apesar do recém-divulgado recorde de vítimas de homicídio no ano na Grande São Paulo no mês de agosto, devido à chacina ocorrida em Osasco.

O tucano, que tinha presença confirmada, não compareceu ao evento e foi representado por sua mulher, Lu Alckmin.


Endereço da página:

Links no texto: