Folha de S. Paulo


Concessionária promete entregar obra antisseca em Itu até o dia 10

A concessionária Águas de Itu, responsável pelo serviço de água e esgoto, afirmou que concluirá até 10 de outubro a adutora dos córregos Mombaça e Pau D'Alho.

Parte do trecho de 22,5 km até a principal estação de tratamento entra em pré-operação nesta semana.

A adutora é a principal aposta para evitar que a cidade enfrente novo racionamento prolongado, segundo Elso Marques, interventor da concessionária.

Em junho deste ano, a concessionária sofreu uma intervenção da prefeitura.

Ao longo do primeiro semestre, a empresa havia tentado aplicar um aumento na tarifa de água de até 33%, mas o município, por meio de decreto, autorizou somente um índice de 4,42%.

Ao fazer a intervenção, a prefeitura alegou que houve "sucessivos descumprimentos de obrigações contratuais por parte da empresa". O prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes (PSD), na ocasião, prometeu concluir a adutora.

Em entrevista à Folha, o interventor Elso Marques admitiu que a falta de chuvas desde agosto levou a empresa a cogitar racionamento.

Mas a chuva forte nos dias 9, 11 e 12 deste mês garantiu mais 60 dias de reservatórios com volume de água seguro, afirmou Marques.

Sobre o atraso na adutora, ele disse que, desde a intervenção, o projeto passou por correções e revisão, o que demanda tempo.

Quanto à reclamação de moradores sobre falta de água durante o dia, o interventor disse que são casos pontuais, mas que teve de reduzir a pressão da água para economizar, o que atinge em especial bairros localizados em pontos altos.


Endereço da página:

Links no texto: