Folha de S. Paulo


No centro de SP, av. Liberdade ganha faixa verde só para pedestres

A Prefeitura de São Paulo começou a implantar uma faixa exclusiva para pedestres na avenida da Liberdade, no bairro de mesmo nome no centro da capital paulista.

O trecho, que está sendo demarcado com tinta verde antiderrapante, será instalado entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes e servirá como uma extensão da calçada.

A gestão Fernando Haddad (PT) deve anunciar nesta quarta-feira (16) a data de inauguração do novo espaço.

De acordo com a prefeitura, a medida funcionará como um projeto-piloto da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), podendo ser estendida nos próximos meses a outras vias com intensa circulação de pedestres.

Segundo a CET, na avenida Liberdade há um fluxo de cerca de 5.500 pessoas/hora, principalmente nas proximidades do acesso à estação São Joaquim do metrô. A via tem grande concentração de faculdades e de hospitais.

O órgão estimou que 5% das pessoas que se dirigem ao local acabam caminhando alguns trechos pela faixa de veículos.

Ao todo, a nova faixa terá extensão de 750 metros e largura bruta de 1,5 metro. Para garantir o isolamento do trecho, a prefeitura vai implantar elementos de sinalização como segregadores, balizadores e tachas refletivas.

O trecho que está sendo pintado com a cor verde fica do lado oposto ao da ciclovia (localizada na parte central).

Faixa exclusiva para pedestres

ÔNIBUS E CARROS

Os pontos de ônibus e a pista para automóveis também serão adaptados.

De acordo com a prefeitura, nos quatro pontos existentes ao longo trecho que está sendo pintado, "as calçadas serão alargadas e os ônibus farão a parada na sua própria faixa, sem ter necessidade de avançar sobre a faixa de pedestres", afirma em nota.

Nas faixas de tráfego, a prefeitura afirma que a capacidade viária vai ser mantida. Não será permitido estacionar no local –hoje, a proibição acontece de segunda à sexta, das 6h às 23h.


Endereço da página:

Links no texto: