Folha de S. Paulo


Ciclista morre após ser atropelado por caminhão no centro de SP

Um ciclista morreu após ser atropelado por um caminhão na Luz, no centro de São Paulo, na tarde desta terça-feira (15). O acidente ocorreu na rua Pedro Vicente, na altura da avenida do Estado, por volta das 16h30.

Elisangelo Lobo de Barros, 35, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele trabalhava como locutor na Feirinha da Madrugada, na região do Brás, também no centro.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima pedalava fora da ciclovia no momento do acidente.

Jacqueline da Cruz Hermínio, testemunha do acidente, afirmou que Barros estava na ciclovia, mas entrou na pista para carros para atravessar a via. Segundo o relato, a vítima foi surpreendida pelo caminhão, que fazia curva para entrar na rua. "Não tinha como ver se o semáforo estava aberto ou fechado, porque a carreta era grande."

Uma vizinha de Barros informou que todos os dias a vítima fazia o mesmo trajeto da avenida do Estado, onde morava, até a creche onde estuda o filho, de 3 anos.

O caminhoneiro, da empresa de transportes Rodosalto, já prestou seu depoimento. Segundo a Polícia Civil, testemunhas disseram que o motorista não teve culpa no acidente.

De acordo com o delegado Heitor Peitl, o motorista alegou que o acidente aconteceu pouco depois do semáforo ter aberto para ele e que trafegava em baixa velocidade. Boatos de embriaguez do motorista ou do ciclista foram descartados pelo delegado.

Procurada, a Rodosalto afirmou que não iria se pronunciar.

ACIDENTES COM CICLISTAS

No ano passado, 47 ciclistas morreram em acidentes de trânsito, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O número de vítimas neste ano não foi divulgado.

No dia 1º de setembro, a modelo gaúcha Mariana Livinalli Rodriguez, 25, morreu após ser atropelada por um ônibus.

Ela foi atingida enquanto pedalava na esquina da avenida Brigadeiro Faria Lima com a rua Chopin Tavares de Lima, em Pinheiros, zona oeste da cidade. A jovem sofreu traumatismo craniano e ficou internada em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas durante dois dias após sofrer o acidente.

No dia 19 de agosto, um homem de 78 anos morreu após ser atropelado por um ciclista na faixa de ônibus da avenida Amaral Gurgel, no entorno da ciclovia sob o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, na região central de São Paulo.

O acidente aconteceu quando Florisvaldo Carvalho da Rocha ia comprar pão em supermercado e acabou atropelado pelo ciclista Gilmar Raimundo Alencar, 45, administrador de fazendas.

Casado e pai de dois filhos, Rocha havia completado 78 anos no dia 10 de agosto. Aposentado, trabalhou boa parte de sua vida como zelador e morava na região havia mais de dez anos.

Na quarta-feira (9) um ciclista atropelou uma mulher de 69 anos na ciclovia da avenida Liberdade, no centro de São Paulo. A vítima teve ferimentos na cabeça e foi encaminhada ao pronto-socorro Vergueiro, na mesma região.

O ciclista, que se negou a revelar seu nome, disse à Folha que o acidente ocorreu quando ele seguia para o trabalho, como costuma fazer todos os dias. "Ela atravessou fora da faixa de pedestres e com o semáforo para carros aberto. Eu nunca tinha me envolvido num acidente antes", afirma ele.


Endereço da página:

Links no texto: