Folha de S. Paulo


Justiça decreta prisão de 11 PMs por mortes de suspeitos em São Paulo

Veja vídeo

A Justiça Militar de São Paulo decretou a prisão temporária de 11 policiais militares pela morte de dois suspeitos de praticar um assalto no bairro Butantã, zona oeste da capital paulista.

Os PMs Tayson Oliveira Bastiane, Silvano Clayton dos Reis, Mariani de Moraes Figueiredo, Silvio André Conceição e Jackson Silva Lima tiveram prisão temporária decretada pela morte de Paulo Henrique de Oliveira.

Já os policiais Angelo Felipe Mancini, Flavio Lapiana de Lima, Fabio Gambale da Silva, Paulo Eduardo de Almeida Hespanhol, Samuel Paes, João Maria Bento Xavier são suspeitos da morte de Fernando Henrique da Silva, morto ao ser jogado de um telhado por um policial. Tanto a morte de Paulo Henrique de Oliveira quanto a de Fernando Henrique da Silva foram registradas em vídeos.

Infográfico: Pessoas mortas por policiais em serviço

No boletim de ocorrência, o PM relatou uma versão diferente, dizendo que atirou em Silva porque ele reagiu à prisão.

Outro vídeo divulgado anteriormente mostra o assassinato de Paulo Henrique de Oliveira. Nas imagens, é possível ver um dos suspeitos rendidos, cercado e algemado pela PM. Minutos depois, o homem é solto e levado pelos policiais para um ponto atrás de um muro, onde é baleado.

Veja vídeo

No mesmo momento, o vídeo mostra um policial correndo até o carro da PM e, segundo a hipótese dos investigadores, pegando uma arma que teria sido colocada na mão do suspeito.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou que no caso de "outros quatro policiais militares presos disciplinarmente para averiguação, não houve indícios suficientes de participação para a solicitação de prisão temporária. Com o término da prisão disciplinar, eles serão transferidos para serviços administrativos até o término da investigação".

A investigação dos homicídios será conduzida pela DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) e o processo de expulsão pela Corregedoria da PM.

*

PM SOB SUSPEITA
Casos recentes

7.set - Butantã
Vídeos mostram a morte de 2 suspeitos de roubo. Um é jogado do telhado por um policial e o outro é baleado depois de rendido

13.ago - Chacina na Grande SP
Uma das linhas de investigação é a represália pela morte de um PM. Morreram 19 pessoas em Osasco e Barueri


Endereço da página:

Links no texto: