Folha de S. Paulo


Rio corta acesso à praia para ônibus alvos de blitz da Polícia Militar

Ricardo Borges/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ,BRASIL, 02/09/2015;.Linhas de onibus que vem da zona norte ate as praias da zona sul do Rio serao extintas.(Foto: RIcardo Borges/Folhapress. ) *** EXCLUSIVO FOLHA***
Principal linha que ligava a zona norte à orla, ônibus 474 vai parar agora na Candelária (centro)

Alvos das blitze da Polícia Militar nos fins de semana, linhas de ônibus que saem do subúrbio do Rio não chegarão mais à orla da zona sul da cidade no próximo verão.

A mudança faz parte de um plano de reorganização de itinerários feitos pela Secretaria Municipal de Transportes, que nega relação com as ações policiais. A alteração vai transferir os bloqueios policiais das principais praias para o centro e Botafogo, onde banhistas da zona norte terão de fazer baldeação.

Os alvos da PM são os ônibus que passam pela avenida Brasil, próximo a favelas, e chegam lotados à orla. O principal deles, a linha 474 (Jacaré x Leblon), por exemplo, vai parar agora na Candelária (centro).

A prefeitura decidiu excluir ou encurtar 49 linhas que atravessavam a zona sul, área mais rica da cidade. Dessas, 17 saíam da zona norte e chegavam às praias de Copacabana, Ipanema ou Leblon.

A mudança, que será implementada entre setembro e dezembro, faz parte de um projeto de racionalização das linhas. De acordo com o município, 64% das que atravessam a zona sul têm trajetos coincidentes em 80% de sua extensão.

A mudança é elogiada por especialistas, que veem no modelo atual competição predatória entre os ônibus. A desorganização deixa muitos coletivos circulando vazios.

O novo plano vai reduzir em 35% o número de ônibus que circulam na zona sul. Para isso, passageiros terão de se habituar a fazer a baldeação –sem custo adicional no uso do bilhete único, com limite de até dois coletivos.

"Não tem nenhuma relação com isso [blitze]. Se o cara está mal intencionado, não é por causa da baldeação que ele vai deixar de ir", disse o secretário de Transportes, Rafael Picciani (PMDB).

Ele diz que a mudança gera "sensação de prejuízo no início". "Mas o tempo de espera no ponto vai diminuir e o tempo total de deslocamento vai cair", disse Picciani.

Ricardo Borges/Folhapress
Morador da zona norte pega ônibus para praias da zona sul; linhas serão extintas
Morador da zona norte do Rio pega ônibus para praias da zona sul

O bacharel em relações internacionais Breno Coimbra, morador da Abolição (zona norte), não acredita nos argumentos da prefeitura.

Ele organiza um abaixo-assinado na internet para tentar impedir a mudança que, para ele, tem como objetivo dificultar o acesso à orla e prejudica os moradores do subúrbio.

"Os pontos de baldeação no centro e em Botafogo são tumultuados e não têm estrutura para receber todo mundo que vai à praia no fim de semana. Tudo isso foi feito nesse contexto de revistas a jovens do subúrbio, geralmente negros, que chegam à praia", disse Coimbra.

O professor de engenharia de transporte da Coppe/UFRJ Paulo Cézar Ribeiro afirmou que as alterações são necessárias, mas disse que a prefeitura pode oferecer linhas especiais no fim de semana.

"Em Londres, há o serviço do ônibus noturno, que é bem diferente do serviço diurno", disse Ribeiro. O secretário Picciani afirmou que a medida pode ser adotada, caso se mostre necessária.

O coronel Henrique Pires, responsável pela gestão policial das áreas do centro e da zona sul, afirmou que irá adaptar os locais de revistas dos ônibus após a mudança da prefeitura. A ideia é reforçar as blitze na Central, Candelária e Botafogo.

Ele diz que houve diminuição de crimes na orla após as operações. "São jovens que fazem algazarra nos ônibus, destruindo o patrimônio público. Pessoas mal intencionadas vêm assaltar. Fazemos blitz por isso."

Há duas semanas, 15 adolescentes foram apreendidos a caminho da praia. A ação foi criticada pela Defensoria Pública, que apontou preconceito contra jovens, por serem negros e pobres. A Justiça proibiu a prática na quinta (10) sem flagrante delito.


Endereço da página:

Links no texto: