Folha de S. Paulo


Promotoria investiga destinação de multas de trânsito em São Paulo

O Ministério Público abriu inquérito para investigar possíveis irregularidades na destinação do dinheiro arrecadado com multas de trânsito pela Prefeitura de São Paulo.

Há suspeita de que a verba não estaria sendo revertida para melhorias no trânsito, como determinam o código de trânsito e a legislação municipal.

A Promotoria notificou o prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, para que informem, em 30 dias, o montante arrecadado e o que foi feito com ele. A prefeitura afirma que ainda não recebeu a notificação, mas que prestará todas as informações.

Ronny Santos/Folhapress
Agente de trânsito da CET aplica multa na av. Rudge, região central de São Paulo
Agente de trânsito da CET aplica multa na av. Rudge, no centro de São Paulo; infrações do tipo aumentaram

ALTA DAS MULTAS

Em agosto, a Promotoria de São Paulo também abriu inquérito para investigar a denúncia feita por funcionário da CET (companhia de tráfego) de que os agentes de trânsito estariam sendo pressionados para cumprir metas diárias de multas.

Segundo o promotor Silvio Marques, as investigações ainda estão no início e não há provas documentais. Contudo, funcionários afirmam ter de aplicar mais multas.

A gestão Haddad (PT) diz que a alta de 28,3% nas multas aplicadas pelos agentes no primeiro semestre de 2015 se deve ao aumento da fiscalização.

O número de multas aplicadas por agentes de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e por policiais militares disparou nos primeiros seis meses deste ano na cidade de São Paulo.

Os PMs multaram 35% a mais no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2014. No caso dos marronzinhos, a alta foi de 28%.

Nos dois casos, trata-se de crescimento superior ao das multas aplicadas por radares –que subiram 18% neste ano.

Esses dados foram obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação.


Endereço da página:

Links no texto: