Folha de S. Paulo


Tiroteio deixa dois mortos nas escadarias da catedral da Sé

Assista

As escadarias da Catedral da Sé, cartão-postal do centro de São Paulo, foram palco de dois assassinatos a tiros às 14h desta sexta-feira (4) –crime presenciado a poucos metros de distância por dezenas de pedestres.

Segundo imagens da TV Bandeirantes e vídeos feitos por testemunhas que passavam pela praça, um homem de 49 anos, armado com um revólver (e, aparentemente, também com uma chave de fenda), mantinha uma mulher de 25 anos como refém nas escadarias da igreja, no marco zero da capital paulista.

Dezenas de pedestres se aproximaram da catedral e um homem identificado como Francisco Erasmo Rodrigues de Lima, 61, interveio para resgatá-la: subiu as escadarias pela lateral e, sem ser notado, se jogou contra Luiz Antonio da Silva, homem armado que havia imobilizado a mulher e a jogado ao chão.

Após rápida luta corporal, Lima, tratado como herói pelos pedestres, foi baleado com pelo menos dois tiros por Silva e caiu morto ao lado do portão principal da igreja, que estava fechado.

A mulher, Elenilza Mariana de Oliveira Martins, balconista e solteira, conseguiu escapar, enquanto Silva recebeu uma série de tiros de quatro PMs e um guarda civil metropolitano que faziam ronda.

A polícia inicialmente afirmou que se tratava de uma tentativa de roubo. Em depoimento, Elenilza disse que não conhecia Silva, que a manteve refém, e que foi abordada pelo homem quando estava dentro da igreja da Sé.

O rapaz, segundo ela, se aproximou e disse : "está molhado [complicado] para mim". Depois, puxou Elenilza para fora da igreja.

Antes do tiroteio, funcionários da igreja notaram que os dois conversando em um banco no fundo da catedral.

DISCUSSÃO

"Eles [o homem e a refém] entraram, ficaram um tempo [na igreja]. Eles pareciam estar discutindo, mas discutindo baixo. A gente percebeu que ele estava insistindo muito. Ela queria sair. Ele pegava pelo braço. Passei para os meus companheiros, vamos ficar espertos. Depois eles saíram da igreja, e ele a agrediu", contou João do Nascimento, segurança da catedral.

Um grupo de cerca de 80 crianças que visitava a igreja permaneceu dentro do local no momento do tiroteio. Os tiros chegaram a atingir a porta de madeira da catedral.

A cena nas escadarias atraiu dezenas de pedestres que estavam na praça e que se aproximaram da catedral. Alguns deles subiram alguns degraus e acompanharam bem de perto a troca de tiros.

A refém teve apenas ferimentos leves. Ela foi encaminhada para atendimento médico e liberada em seguida.

"Foi uma cena de terror. Os policiais viram o rapaz. Ele pegou a mulher e começou a dar coronhadas nela. O velhinho chegou por trás e tentou derrubar. Ai o bandido atirou nele umas três vezes. Os policiais começaram [a gritar] pra ele soltar a arma, ele não soltou. Os policiais começaram a atirar nele", disse o morador de rua Cleiton Balbino, 22.

HISTÓRICO

O criminoso que manteve a mulher refém já tinha passagem anterior pela polícia por tentativa de homicídio.

O homem que tentou resgatar a mulher, segundo a PM, também já havia sido processado por homicídio doloso –ela não informou, porém, se ele chegou a ser condenado, detalhes desse crime e nem se chegou a ficar preso.

Natural de Ribeirão Pires, no ABC paulista, Francisco Lima, foi registrado no boletim de ocorrência como pedreiro. A polícia paulista chegou a divulgar inicialmente que ele seria morador de rua, mas a informação não havia sido confirmada até a noite.


Endereço da página:

Links no texto: