Folha de S. Paulo


Operação da PF mira maior quadrilha de drogas sintéticas do país

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27) uma operação para desarticular a maior quadrilha de traficantes de drogas sintéticas do Brasil, segundo a corporação.

A polícia cumpre 38 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão em seis Estados e no Distrito Federal. Além disso, 55 pessoas estão sendo conduzidas para prestar depoimentos, e houve 12 sequestro de bens imóveis de integrantes da organização criminosa.

A quadrilha, especializada em drogas sintéticas, tinha origem em Goiás, mas também atuava em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Paraná. Esses cinco Estados, assim como o Distrito Federal, também foram alvo da operação, batizada de Quinto Elemento.

Durante as investigações, a polícia desmontou oito laboratórios usados pelos criminosos. Em uma dessas unidades foram encontrados cerca de 630 mil comprimidos conhecidos como "Ecstasy do Paraguai" ou rebite. Em outra, os agentes apreenderam aproximadamente 800 mil comprimidos.

EMPRESAS

No período de oito meses, segundo a PF, um dos laboratórios gerenciados pela quadrilha movimentou cerca de R$ 240 milhões.

Os traficantes adquiriam produtos químicos e produziam diferentes tipos de drogas, de anfetamina a cocaína. As mercadorias eram compradas por intermédio de empresas regularizadas, de acordo com a Polícia Federal.

"Nós estamos diante de um novo perfil de criminosos, na medida em que as pessoas envolvidas diretamente com o tráfico de drogas participam da classe média, da classe alta, são empresários, donos de estabelecimentos comerciais supostamente legalizados", disse Umberto Ramos, superintendente da Polícia Federal em Goiânia, em entrevista à imprensa.


Endereço da página: