Folha de S. Paulo


Motorista antecipa limite de 50 km/h por temer multa

Bruno Santos/Folhapress
Marcos Borrelli trafega a 50 km/h com medo de multas, mesmo quando o limite das avenidas é 60 km/h
Marcos Paulo trafega a 50 km/h com medo de multas, mesmo quando o limite das avenidas é 60 km/h

O profissional de logística Edgar Curty, 35, já fez um ajuste no limitador de velocidade do carro: na capital paulista, só atinge 50 km/h, embora ainda haja vias onde se possa circular a 60 km/h e 70 km/h.

"Isso tem ajudado. O radar acaba com todo mundo", queixa-se Curty, em referência à fiscalização das recentes reduções nos limites que confundem os motoristas.

O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou que todas as vias arteriais (que ligam diferentes regiões da cidade, têm semáforos e fluxo intenso) terão limite de 50 km/h até dezembro -com a justificativa de baixar acidentes.

Em meio às mudanças semanais na sinalização, muitos condutores já se adiantaram com medo de multas e para se habituar à padronização.

"Já procuro diminuir mesmo nas avenidas que estão com limite de 60 km/h", diz a arquiteta Patrícia Varago, 43.

A Rebouças é uma das vias arteriais onde a máxima continua em 60 km/h -na prática, mais do que na pista local das marginais, onde a velocidade caiu para 50 km/h.

No corredor 23 de Maio (que tem trechos expressos, sem semáforo), a velocidade deve cair de 70 km/h para 60 km/h neste semestre.

"Você sai da marginal e entra em uma rua com a velocidade maior. Então prefiro andar a 50 km/h em qualquer lugar", afirma Marcos Paulo, 38, que é empresário.

O taxista Nelson Batista, 61, diz que já está pisando no freio com medo de acessar uma via onde a mudança do limite acabou de ocorrer. O colega de profissão Antônio Pires, 56, reclama que "mudam a velocidade sem avisar".

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz avisar sobre as alterações nas velocidades, por meio de painéis informativos, faixas e comunicados à imprensa, com três dias de antecedência.

O prazo é criticado por especialistas -para quem maior divulgação elevaria a credibilidade da fiscalização.

Só na última semana, a redução dos limites de 60 km/h para 50 km/h foi implantada em 11 vias da capital.

FAIXA DE ÔNIBUS

O medo das multas também se estende às faixas exclusivas para ônibus. Nas horas do dia em que elas estão liberadas para trânsito de carros (isso varia de acordo com a pista), tem motorista que prefere não utilizá-las.

"Só uso nos fins de semana com medo de mais uma multa", conta a publicitária Patrícia Visuara, 39. "Fico com medo de recorrer de uma possível multa e não ganhar", diz o taxista Jairo Rodrigues.


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