Folha de S. Paulo


Forte nevoeiro em São Paulo prejudica funcionamento de aeroportos

Zanone Fraissat/Folhapress
Forte nevoeiro atinge a região metropolitana de São Paulo
Forte nevoeiro atinge a região metropolitana de São Paulo; acima, região de Sumaré, na zona oeste

Os dois principais aeroportos de São Paulo tiveram problemas para realizar pousos e decolagens na manhã desta terça-feira (28) devido ao forte nevoeiro.

O mais prejudicado é o aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, que ficou fechado para pousos das 6h até as 8h20. As decolagens foram autorizadas a partir das 6h15, contudo, os voos foram realizados com ajuda de instrumentos.

A Infraero, estatal que gerencia o aeroporto, dos 65 voos programados, 12 sofreram atrasados e 11 foram cancelados. A completa normalização do serviço, contudo, deve levar ainda algumas horas.

Segundo a estatal, um voo da Avianca vindo de Salvador (BA) foi desviado para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Por volta das 7h30, 18 voos estavam com atrasos superiores a 30 minutos.

O fechamento do aeroporto de Congonhas também afetou os voos do aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro: 9 voos foram cancelados e 4 sofreram atrasos.

Já o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, operou por instrumentos devido a restrição de visibilidade das 3h às 4h30 tanto para pousos quanto para decolagens, segundo a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto.

De acordo com a concessionária, ao menos cinco voos com passageiros foram desviados para outros aeroportos como o de Viracopos (Campinas), o do Galeão (RJ) e o de Cofins (MG).

Os passageiros que tiveram seus voos desviados por conta do nevoeiro para outros aeroportos devem procurar as companhias aéreas para mais orientações.

Michael Pantera, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a ausência de nuvens e vento permitiu que o calor se dissipasse rapidamente para a atmosfera, acentuando o resfriamento do ar durante à noite. O ar frio fez com que gotículas de água surgissem, e o nevoeiro fosse formado durante a madrugada.

Segundo o meteorologista, ao longo da manhã o nevoeiro deve se dissipar e haverá o predomínio do sol ao longo do dia. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 27°C.

ESTUDO: ATRASOS EM VOOS

As maiores companhias aéreas brasileiras dizem que apenas um em cada cinco atrasos de voos no país em 2014 se deu por culpa delas. O grande contingente dos atrasos, afirmam, é de responsabilidade do "sistema aeronáutico" –setores como o controle de tráfego aéreo (a cargo da Aeronáutica), infraestrutura dos aeroportos (Infraero e de concessionárias) ou, ainda, problemas meteorológicos.

As conclusões estão em estudo lançado na última sexta (24) pela Abear, entidade que representa TAM, Gol, Azul e Avianca, ou 99% do mercado doméstico. A Aeronáutica não quis comentar o resultado. A Infraero disse, por meio de nota, que "irá analisar os dados disponibilizados pela associação".

Segundo o documento, 19% dos atrasos se devem às companhias aéreas e 72% ao "sistema aeronáutico" –classificação também usada pelo DOT, o departamento de transportes dos Estados Unidos.

Outros 2% se referem a questões de segurança e 7% não tiveram as razões especificadas. Nos EUA, 31% dos atrasos em 2014 foram por responsabilidade das empresas aéreas e 23,5% do sistema aeronáutico.

Editoria de Arte/Folhapress

ESTRADAS

Os motoristas que trafegam pelo sistema Anchieta-Imigrantes encontram baixa visibilidade no trecho de planalto, na altura do km 32 próximo à praça de pedágio, nos dois sentidos, por volta das 8h.

Segundo a Ecovias, que administra o sistema, a visibilidade já melhora no trecho de serra, onde há predomínio do sol. A Ecovias informou que não houve registro de acidente por conta do nevoeiro.

Na chegada a São Paulo, a rodovia Anchieta apresenta lentidão do km 13 ao km 10, por causa do excesso de veículos. A concessionária alerta que a pista sul da Anchieta está bloqueada no trecho de serra, entre os km 40 a o km 55, devido às obras de manutenção. A previsão é que a via seja liberada por volta das 16h.

As rodovias Padre Manoel da Nóbrega, do km 270 ao km 292 (Praia Grande), e a Cônego Domênico Rangoni (ex Piaçaguera - Guarujá) apresentam tráfego bom nos dois sentidos.

Confira a situação dos aeroportos do país


Endereço da página:

Links no texto: