Folha de S. Paulo


Após check-in da TAM, criança de 7 anos é deixada sozinha em aeroporto

Uma menina de sete anos que tinha um voo marcado para a cidade de João Pessoa (PB) foi deixada sozinha pela TAM dentro do aeroporto internacional de Guarulhos (SP) na manhã deste domingo (19).

A criança viajaria desacompanhada pela primeira vez para passar as férias com os avós maternos. Ela chegou com a família por volta das 9h ao aeroporto. O voo da TAM estava marcado para 11h55.

Os pais pagaram uma taxa adicional à empresa aérea para que criança fosse conduzida durante o voo. De acordo com a mãe, a jornalista Carolina Petter, funcionários informaram que uma empresa terceirizada contratada pela TAM faria esse acompanhamento.

Às 11h15, os pais levaram a menina ao check-in. Ela se despediu e foi encaminhada por um funcionário da companhia aérea junto com outros dois passageiros idosos. Questionada pela mãe, a equipe da TAM disse que a garota já havia embarcado.

Mas, ainda no aeroporto, ao contatá-la por telefone, Carolina descobriu que a filha havia sido deixada sozinha após passar pelo check-in. "Ela começou a chorar", diz Carolina. "O funcionário conduziu somente um idoso que estava em uma cadeira de rodas."

Segundo a família, cerca de quarenta minutos foram necessários para encontrá-la. Durante esse tempo, os pais mantiveram contato com a filha por telefone. "Minha filha não sabia dizer onde estava, depois falou que havia uma mulher ao seu lado, que não quis falar comigo", afirma Carolina.

Aflitos, os pais voltaram a questionar os funcionários que estavam no balcão da companhia. Os atendentes chegaram a pedir desculpas, alegando que confundiram o sobrenome da criança, por isso disseram que ela havia embarcado. "Somente a mala foi para João Pessoa, está com o meu pai", conta a mãe.

A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, uma reclamação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e na ouvidoria da TAM.

Segundo um investigador da Polícia Civil que trabalha no aeroporto, esta não é a primeira vez que pessoas ficam desacompanhados e não embarcam no voo.

Casos com animais também foram registrados. Na semana passada um cachorro foi deixado sozinho, também pela TAM.

Procurada, a TAM disse que está apurando o caso. A companhia também informou que o embarque da passageira está previsto para amanhã (20), às 23h20, também em Guarulhos.

De acordo com os pais da menina, o avô materno comprou uma passagem de João Pessoa para São Paulo para acompanhar a neta no voo. "Minha filha ficou muito chateada, sozinha ela não viaja nunca mais", lamenta a mãe.


Endereço da página: