Folha de S. Paulo


João Moreira Garcez Filho (1922-2015)

Mortes: O engenheiro que apitou jogos de futebol

A Curitiba de 1946 parecia pequena a João Moreira Garcez Filho. Recém-formado em engenharia civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), o rapaz de 24 anos tentava sair da sombra do nome do pai, renomado engenheiro e prefeito da cidade por três vezes entre 1920 e 1940.

Em meio aos cálculos e projetos da faculdade, apitava jogos como juiz da Federação Paranaense de Futebol, esporte pelo qual sempre foi apaixonado.

As fichas das partidas publicadas nos jornais, porém, despistavam a maioria dos leitores, que desconheciam o juiz João Filho.

Foi nessa época que decidiu se mudar para São Paulo, onde fez pós-graduação na USP em engenharia sanitária, área que escolheu para seguir carreira. Atuou tanto na Prefeitura de São Paulo como na administração estadual.

O namoro de dez anos com a professora Maria Zelly —iniciado após insistentes cutucadas na cadeira de um cinema em Curitiba— transformou-se em 1947 em casamento, que rendeu seis filhos.

"Na mesa das refeições, adorava fazer sabatina com os filhos, perguntando as capitais dos Estados, datas históricas", conta a filha Regina.

Problemas cardíacos o levaram a se aposentar com cerca de 50 anos. Aproveitou então para se dedicar mais à filatelia e à sua coleção de arte —chegou a avaliar a legitimidade de peças leiloadas.

Torcedor do Coritiba e do Santos, morreu no dia 9, aos 92 anos, de insuficiência cardíaca. Deixa a mulher, filhos, 14 netos e 13 bisnetos.

A missa de sétimo dia será rezada nesta quinta (16/7), às 12h, na igreja São José, nos Jardins (zona oeste de São Paulo).

coluna.obituario@uol.com.br

MORTES

IACIN ALUANI - Aos 73, casado com Rose. Deixa a filha, Analuá, e a neta, Catherine. Crematório de Vila Alpina.

MARIA HELENA DOS SANTOS VARRICHIO - Aos 72, viúva de Odair Varrichio. Deixa os filhos Valéria, Paula Maria e Bruno. Cemitério Municipal de Bebedouro (SP).

*

7º DIA

DIVA SBRANA DIETRICHKEIT - Hoje (15/7), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, av. Mascote, 1.179, Vila Santa Catarina.

ESCOLÁSTICA MARINHO DE AGUIAR (COLY) - Hoje (15/7), às 19h, na igreja São Dimas, rua Domingos Fernandes, 588, Vila Nova Conceição.

*

5º ANO

GIUSEPPE FINOCCHIO - Hoje (15/7), às 12h, no santuário São Francisco, largo São Francisco, 133, centro.


Endereço da página:

Links no texto: