Folha de S. Paulo


Em menos de um ano, arcebispo do Rio é assaltado duas vezes

O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foi roubado na noite deste domingo (5) na região do Quintino, na zona norte do Rio. Em menos de um ano, Tempesta foi assaltado duas vezes.

O arcebispo estava em um carro que foi interceptado pelos criminosos armados na rua Goiás, por volta das 22h30. Ele seguia à Arquidiocese do Rio, após um evento na zona oeste da cidade.

Os criminosos, que estavam em outro carro, fugiram levando o Kia Sorento, que transportava o arcebispo.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi preso. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade).

Max Rossi/Reuters
Agora cardeal, dom Orani acompanha missa no Vaticano em março de 2014
Dom Orani acompanha missa no Vaticano em março de 2014

OUTRO ASSALTO

Em setembro do ano passado, o arcebispo foi roubado no trajeto entre o Centro de Estudos do Sumaré, no Alto da Boa Vista, e a sede da arquidiocese na Glória (zona sul do Rio).

Um dos bandidos que participaram do assalto ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, pediu perdão ao religioso antes de levar um anel, um crucifixo e o celular dele.

O fotógrafo Gustavo de Oliveira, que estava no mesmo carro do arcebispo no momento do roubo, relatou à Folha o diálogo entre o assaltante e o arcebispo.

Segundo ele, o jovem questionou se Tempesta era da igreja e depois pediu perdão, dizendo que "não queria fazer isso". O religioso então disse "eu te perdoo, meu filho".

Ao ser absolvido pelo religioso, o assaltante fugiu. Também foi levado pelos assaltantes a mochila de um seminarista e o equipamento fotográfico de Oliveira.

Durante a fuga, os bandidos resolveram abandonar os pertences de dom Orani, assim como os telefones roubados.


Endereço da página:

Links no texto: