Folha de S. Paulo


Destinos de inverno escapam da crise e revivem onda de turistas em SP e MG

A crise econômica ainda não subiu as montanhas de Campos do Jordão e de outras cidades que exploram o turismo de inverno na região.

A alta do dólar, a Copa de 2014 (que prejudicou o setor) e as baixas temperaturas são apontados como razões para a expectativa de aumento de 25% a 30% do movimento nesta temporada, segundo a prefeitura do principal destino de inverno de São Paulo.

"O dólar subiu, e consequentemente passamos a ser um destino turístico mais procurado", afirma o prefeito Fred Guidoni (PSDB). Segundo ele, este ano também cresceu a presença de visitantes de outras regiões do país.

A dificuldade das cidades é atrair mais turistas durante a semana –nesta sexta (3), o movimento era baixo em Capivari, que concentra as lojas e restaurantes. Por isso, agências e hotéis têm feito promoções em dias úteis.

"Em pacotes de duas diárias tem sido ótimo. Mas pacotes maiores, de cinco dias, têm uma dificuldade maior pelo preço. Os valores não subiram, mas as pessoas sentem a crise", diz Luiz Nathan, presidente da Associação de Hotelaria e Gastronomia local.

Segundo a entidade, a ocupação dos hotéis é de 90% nos finais de semana. De acordo com o prefeito, o crescimento da demanda turística neste ano deve superar, inclusive, a temporada de 2013.

Ainda na serra da Mantiqueira, a paulista São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, e a mineira Gonçalves também projetam bons números em 2015.

Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), prevê quadruplicar o movimento de 2014. "Ano passado foi terrível, não fez tanto frio e a Copa atrapalhou. Aumentamos nossa divulgação e tivemos uma surpresa agradável", disse Tiago Mentor, assessor da subprefeitura do distrito.


Endereço da página:

Links no texto: