Folha de S. Paulo


Bactéria fecha pronto-socorro de hospital em Guarulhos (SP)

O pronto-socorro do HMU (Hospital Municipal de Guarulhos) foi interditado nesta terça-feira (23) devido à contaminação no local pela bactéria acinetobacter baumannii. A interdição deve durar 48 horas.

Entre maio e junho, quatro pacientes com a bactéria morreram no hospital, segundo informações da Secretaria de Saúde.

Apesar da bactéria ser resistente a a várias classes de antibióticos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não se trata de uma superbactéria.

O hospital transferiu ao menos 30 pacientes para outras unidades hospitalares da cidade para iniciar a limpeza e desinfecção total do ambiente. A transmissão ocorre por contato com superfícies contaminadas, de acordo com a pasta.

Durante a desinfecção, serão atendidos apenas casos de urgência e emergência.

O vendedor Roger Leandro Batista, 21, esteve no hospital na manhã desta quarta e não conseguiu ser atendido por conta da interdição. Ele sofreu um acidente de moto no último final de semana e precisava trocar o curativo na perna.

"Disseram pra eu vir a cada dois dias pra trocar o curativo, mas hoje eu cheguei e, simplesmente, falaram que estava interditado. Cheguei a ir no Hospital Geral depois, mas não tinha ortopedista. Agora vou ter que esperar as 48 horas", afirmou Roger.


Endereço da página:

Links no texto: