Folha de S. Paulo


'Vai ter morte', diz taxista sobre regulamentação do aplicativo Uber

"Não temos como conter a categoria", "vai ter morte". As declarações são do presidente do Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de SP) em audiência na Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação no Brasil do aplicativo Uber, que disponibiliza corridas pagas com motoristas particulares.

Antônio Raimundo Matias dos Santos, conhecido como Ceará, esteve em Brasília nesta quinta-feira (18) para pressionar os deputados federais contra a liberação desse serviço –visto como concorrência desleal pelos taxistas.

O "recado" dele, mais tarde, foi reforçado por outro representante da categoria, que voltou a falar na possibilidade de essa disputa por passageiros resultar em violência.

"Eu quero dizer aos nobres deputados para que tomem providências porque, se não tomarem, não temos como conter a categoria", disse Ceará, presidente do Simtetaxis.

"Pode ocorrer sim uma desgraça porque os motoristas estão revoltados. Um grupo veio falar comigo para dizer que, se a lei não fiscalizar esses clandestinos, eles vão tomar uma atitude. Hoje ele [Santos] deu o recado", disse Natalício Bezerra, presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de SP), também presente na audiência.

Editoria de Arte/Folhapress

CULPADO

O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), que propôs a audiência, defende a regulamentação do aplicativo, mas não quis comentar a declaração do sindicalista na Câmara.

Ele disse que quem se sentir ameaçado deve "buscar defesa ou se manifestar".

Em sua manifestação aos deputados, Ceará disse que uma possível reação violenta dos taxistas teria os chefes do Uber como responsáveis.

"O culpado está aqui, é o senhor Daniel Mangabeira [diretor da Uber no Brasil] através do seu Gui Telles [Guilherme Telles, também diretor], que está lá em Las Vegas tomando champanhe, zombando das leis brasileiras."

De origem americana, o Uber disponibiliza carros de luxo com motoristas que cobram tarifa 5% superior à de um táxi no período diurno.

Em São Paulo, foi lançada recentemente uma opção mais barata. O pagamento é feito só com cartão de crédito. O valor é igual independente do horário.

Os taxistas consideram que esse aplicativo é ilegal e faz um serviço clandestino.

Em nota, a Uber afirmou que "reafirma seu compromisso com as leis e as instituições e repudia qualquer tipo de violência".


Endereço da página: