Folha de S. Paulo


Célia Aparecida Serroni de Oliva (1947-2015)

Mortes: Diretora que criou escola modelo

A carreira de sucesso como professora e diretora de escolas levou Célia Aparecida Serroni de Oliva a aceitar um desafio: gerir um colégio público de Miracatu, a 138 km de São Paulo, pelo qual outros dirigentes não se interessaram.

Em sete anos, o colégio se tornou uma escola modelo, e Célia recebeu uma homenagem por seu último trabalho como diretora, que a obrigava a percorrer 40 km diariamente de carro, total de ida e volta entre sua casa e o colégio.

Amava a educação, segundo a família, que muitas vezes tinha de brigar com Célia para que não se dedicasse tanto ao ofício e pudesse relaxar.

Paulistana, passou boa parte da juventude em Itanhaém, no litoral sul de SP, por causa do pai, estatístico do IBGE lotado na cidade.

Quarta entre 11 filhos, passou a adolescência dividida entre os estudos, a criação dos irmãos mais novos, ajudando a mãe, e os desfiles cívicos como baliza, responsável por abrir o evento exibindo a habilidade no manejo do bastão.

Diz-se que seus cabelos loiros e os olhos azuis arrancaram suspiros de muitos que assistiam às apresentações, provavelmente o caso de José, com quem se casou no final dos anos 60. Não tiveram filhos, e o matrimônio terminou no final da década de 1970.

Graduou-se em pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes (SP). Desde então, lecionou em várias escolas, ajudando a implantar o Cefam (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) de Itanhaém.

Há quatro anos, foi diagnosticada com câncer de mama. Morreu no dia 13, aos 68 anos. Deixa dez irmãos, sobrinhos e sobrinhos-netos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUINTA-FEIRA

Eduardo Manoel Amorim - Aos 77. Deixa irmãos, cunhadas e sobrinhos. Crematório da Vila Alpina.

Eva Anacleto - Aos 66. Cemitério e Crem. Metropolitano Primaveras.

José Helton Nogueira Diefenthaler - Aos 80, casado com Glenda Cardoso Diefenthaler. Deixa os filhos José Helton, Edson e Marcio Aparecido, e seis netos. Cemitério Parque Gethsêmani Anhanguera.

Marcelo do Nascimento Feitosa - Aos 44, deixa cinco filhos. Cemitério e Crem. Metrop. Primaveras.

Mauricio Adauto de Araujo Dida - Aos 49. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Mariza Faria Prezia - Aos 68, casada com Luiz Prezia. Deixa os filhos Luiz, Marco e Luciana, e os irmãos Marcia e Mara. Crematório do Memorial.

7º DIA

Benoit de Almeida Victoretti - Amanhã (19/6), às 8h30, na paróquia N. S. do Rosário de Fátima, av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré.

Olga Habib Macul - Amanhã (19/6), às 11h, na ig. N. S. Mãe do Salvador - Cruz Torta, av. Prof. Frederico Hermann Jr, 105, Alto de Pinheiros.

Luiz Eduardo de Moraes Giorgi (Luli) - Amanhã (19/6), às 11h, na paróquia São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

Manoel Roberto Siqueira de Figueiredo (Mané) - Amanhã (19/6), às 18h, na paróquia N. S. da Esperança, av. dos Eucaliptos, 556, Jardim Novo Mundo.

Ruy Laurenti - Amanhã (19/6), às 19h, na paróquia Santo Antônio Caxingui, av. Prof. Francisco Morato, 2.042, Caxingui.

Stella Francisca Senatore Schaefer - Hoje (18/6), às 19h30, na paróquia N. S. Aparecida, praça N. S. Aparecida, s/n, Moema.

6º MÊS

Genny F. Biondo - Hoje (18/6), às 19h, na par. N. S. de Fátima, r. Barão da Passagem, 971, V. Leopoldina.

1º ANO

Afonso Luciano Durand - Amanhã (19/6), às 15h30, na paróquia N. S. do Carmo da Aclimação, r. Braz Cubas, 163, Aclimação.

3º ANO

Ana Maria Ribeiro Barretto - Amanhã (19/6), às 9h, na paróquia Santa Teresinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

10º ANO

Elga Lorenzatto Guidoni - Hoje (18/6), às 19h30, na paróquia S. Joaquim, av. Lacerda Franco, 2, Cambuci.


Endereço da página: