Folha de S. Paulo


Conheça sete pratos exóticos da culinária japonesa

Um pesadelo povoado por salmão gelatinoso, arroz com consistência de massa de parede, cones gigantes de alga murcha, cream cheese e abacate.

Essa é a versão bastarda da culinária japonesa que se popularizou no Brasil, ex-país do futebol, atual pátria das temakerias.

Mesmo fora desse circuito sinistro, em lugares de mais qualidade, os pedidos não variam muito -combinados de sushi e sashimi (sempre dos mesmos peixes), yakissoba e... mais nada.

A culinária japonesa, no entanto, é um mundo vasto. Em São Paulo, a maior cidade japonesa fora do Japão, diversas vertentes estão representadas, esperando por quem sabe procurá-las. Botecos, casas de espetinhos, de tempurás (frituras), pequenos balcões que só fazem sashimi e sushi, portinhas abertas que varam a madrugada.

Nesses lugares, você pode se deparar com pratos inusitados, como os desta lista, que fogem muito do paladar brasileiro, mas que podem resultar em experiências inesquecíveis.

OUTRAS OPÇÕES:

ESPINHA DE SARDINHA
Asiáticos são conhecidos por aproveitar tudo na cozinha, e eis aqui a prova de que vale a pena. Poucas coisas combinam melhor com cerveja do que uma espinha de sardinha frita no óleo superquente. Ganha crocância rapidinho, sem dar tempo de o óleo ser absorvido e a espinha ficar toda ensopada. No Japão, a iguaria também é vendida pronta no supermercado, em embalagens plásticas. Mas feita em casa ou no restaurante é mais gostosa. Também é excelente fonte de cálcio, já que se trata de puro osso.

BURI KAMA
Qual o melhor corte de peixe? O filé, como o do dourado? O lombo, como o do bacalhau? Não para os japoneses. Para eles, o ápice do sabor e da maciez está na carne do kama (camá), a parte que fica, descrevendo de um jeito bem simples, entre a cabeça e o "pescoço" do peixe. Fácil de achar no Brasil, para quem sabe procurar, é o buri kama -ou seja, o pescoço do peixe buri (em português, olho-de-boi). Como se vê, na comida japonesa, "carne de pescoço" ganha um significado inteiramente novo.

SHIRAKO
Depois do mestrado e do PhD, o pós-doutorado: shirako (xiracô). Antes de revelar do que se trata, é bom lembrar que ovas de peixe são comuns na comida do Japão: de salmão, bacalhau, arenque etc. Mas são ovas -portanto, de fêmeas. Que tal então algo de peixe macho? Esperma de peixe. Shirako é isso: esperma, normalmente de bacalhau. A consistência lembra a da lula, mas mais amanteigada. O sabor não deixa dúvida de que aquilo veio de um aparelho reprodutor. Come-se cozido ou frito. Não é para qualquer um.

ONDE EXPERIMENTAR

Aizomê
al. Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista, tel. (11) 3251-5157

Shigueru
r. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 275, Itaim Bibi, tel. (11) 3079-2200

Shin-Zushi
r. Afonso de Freitas, 169, Paraíso, tel. (11) 3889-8700

Yakitori
av. dos Carinás, 93, Indianópolis, tel. (11) 5044-7809


Endereço da página:

Links no texto: